A alimentação é um dos aspectos mais importantes da nossa vida. Ela é a fonte de energia e de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo humano. Por isso, é fundamental que nossos hábitos alimentares sejam saudáveis. No dia a dia, devemos dar preferência a frutas, legumes, verduras, grãos e proteínas. Assim, preservamos o nosso peso ideal e prevenimos doenças.
Sua rotina alimentar é regada a açúcares, gorduras trans e outros elementos prejudiciais dos alimentos industrializados? Saiba que ela tem sobra de energia calórica, mas pouquíssimos nutrientes para o seu corpo. Além disso, as chances de você desenvolver obesidade ou alguma inflamação são potencializadas consideravelmente. Saiba mais sobre o assunto neste post.
Mas fique tranquilo: traremos algumas dicas importantíssimas para você mudar os seus hábitos alimentares e ter uma vida mais saudável.
7 dicas para mudar os hábitos alimentares
Mudanças de hábitos levam tempo, exigem disciplina, dedicação e, principalmente, paciência. Por isso, trouxemos dicas práticas (e nada radicais) para que você as adapte à sua realidade. Confira:
Encontre um bom nutricionista
Um dos grandes erros de quem está tentando melhorar os hábitos alimentares é basear-se em dietas mirabolantes. Elas estão aos montes na internet, e há também as dietas das celebridades, divulgadas nas revistas de lifestyle. Na realidade, o que você deve fazer é buscar um excelente nutricionista.
Um bom profissional deverá ensinar os fundamentos essenciais para uma alimentação nutritiva e saudável. Além disso, indicará receitas práticas e que se adequem à sua rotina.
Comece por pequenas mudanças
Antes de buscar resultados macro, comece pelas pequenas conquistas do dia a dia. Logo, não precisa jogar fora todos os alimentos “ruins” do seu armário. Apenas vá aplicando as orientações do seu nutricionista nos cardápios principais para ir se acostumando com a nova rotina.
Ter um plano alimentar semanal fará toda a diferença
Sabe quando chegamos do trabalho morrendo de fome e não encontramos nada saudável para comer enquanto o jantar não fica pronto? É nessa hora que aquele pacote de biscoitos ou salgadinhos entra em ação e pode desandar sua rotina.
Por isso, planeje o cardápio e faça as compras da semana baseadas nele. Assim, você terá sempre uma fruta disponível para o lanche, além de vegetais mais frescos para a janta.
Outra dica é adiantar o preparo dos alimentos no fim de semana e deixá-los congelados. Assim, no momento de pressa, basta aquecê-los e consumi-los. Veja como planejar suas refeições da semana aqui.
Mude o foco
Muitas pessoas pensam em mudar seus hábitos alimentares para perder peso, quando o foco deveria ser uma vida mais saudável. Quando há essa mudança de mindset, é muito mais fácil manter sua motivação. Afinal, a perda de peso pode acontecer gradualmente e em seu tempo, mas não deve ser o foco principal.
Fome fisiológica x fome emocional
Há uma grande diferença entre sentir fome de verdade e apenas estar com vontade de comer. Geralmente, é muito fácil identificarmos qual tipo de fome estamos sentindo: fisiológica ou emocional. A segunda é muito comum, especialmente nos momentos de ansiedade ou estresse. Ela não apresenta sintomas como a falta de energia ou aquele ronco de vazio no estômago.
Apesar de ser simples reconhecermos os tipos de fome, você deve entender o “gatilho” que desperta a fome emocional. É apenas um hábito ruim (quase como um vício em comer doces depois do almoço, por exemplo)? Ou tem a ver com algum problema psicológico? Neste último caso, procure a ajuda de um especialista para investigar melhor.
Aprenda a recomeçar
Somos humanos, por isso teremos sempre que enfrentar momentos de desânimo, vontade de desistir da rotina que queremos adotar. E está tudo bem. Não é porque você resolveu “enfiar o pé na jaca” que todo o seu esforço estará perdido.
Pelo contrário, manter o equilíbrio é o que fará toda a diferença. Ou seja: comeu aquele hambúrguer com batatas fritas e refrigerante no almoço? É só voltar para a sua rotina saudável nas demais refeições.
Associe outros hábitos à sua rotina
Praticar atividades físicas ajuda a reduzir o estresse e melhora a qualidade do sono. Consequentemente, contribui para o bom funcionamento do organismo. Aproveite a sua nova fase de alimentação saudável e comece algum esporte de que você goste (corrida, natação, aula de dança etc).
Outra dica é ressignificar o momento das refeições tornando-os mais tranquilos, sem distrações. Aprecie o sabor dos alimentos e mastigue-os com calma.
Para mais dicas de cuidados com a saúde, continue acompanhando o nosso blog.