Um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) evidencia o efeito devastador da pandemia de COVID-19 sobre a saúde mental. As preocupações acerca do bem-estar das populações das Américas e da saúde em 2022 continuam. Os dados analisados mostram, por exemplo, que:
- mais de quatro em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade;
- os sintomas de depressão aumentaram cinco vezes no Peru;
- a proporção de canadenses que relataram altos níveis de ansiedade quadruplicou como resultado da pandemia.
Alguns dos fatores que influenciaram na piora da saúde da população foram:
- a privação das relações sociais;
- o trabalho remoto;
- o alto consumo de fast-food e de bebidas alcoólicas;
- a insegurança econômica;
- a perda de entes queridos.
Por isso, especialistas reforçam a importância de ter uma vida mais equilibrada e saudável nos próximos anos. Nunca é tarde para começar a se cuidar, e temos 4 dicas para você priorizar sua saúde em 2022. Leia até o final!
4 dicas incríveis para você priorizar sua saúde em 2022
Comece pelo check-up anual
No geral, as pessoas têm sido engolidas pelos compromissos do dia a dia e acabam negligenciando os cuidados com a saúde. Por isso, uma das ações que você deve priorizar logo no começo do ano é o seu check-up anual.
Agende uma consulta com o seu médico de confiança para que ele solicite a bateria de exames de rotina. Essa é a melhor estratégia para prevenir doenças ou detectá-las num estágio inicial, quando as chances de cura são muito maiores.
É bacana fazer o check-up no início do ano como um “ritual”. Mas também serve para que você cumpra esse compromisso tão importante o mais rápido possível. Não tem um plano de saúde para a realização do check-up? Aproveite para ler o post 7 motivos para contratar um plano de saúde.
Encontre uma atividade física que lhe dê prazer
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que façamos, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas por semana, com intensidade moderada. Isso melhora a capacidade de cognição, o bem-estar mental, o sono e a saúde como um todo. Segundo Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS:
“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos. Cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da COVID-19. Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”.
Por isso, encontre uma atividade física que faça bem para o seu corpo e sua mente. Ela deve trazer alegria ao praticá-la, principalmente se você é uma pessoa que não gosta de se mexer.
Alimentação equilibrada
Sabe o que significa ter uma alimentação equilibrada? Ingerir os nutrientes e as vitaminas que seu corpo precisa para manter-se saudável, e seu organismo, em ótimo funcionamento. Não precisa ser radical e cortar todas as guloseimas, mas tenha mais equilíbrio nas suas escolhas. Dê preferência aos alimentos saudáveis, respeitando as necessidades do seu corpo.
A dica para ter uma alimentação saudável é comprar frutas, legumes e verduras com frequência e deixá-los armazenados, prontos para consumo. Isso trará praticidade para o seu dia a dia e ajudará a manter o foco na alimentação caseira.
Cuide da qualidade do seu sono
Dormir com qualidade é extremamente importante para a nossa saúde. Quando repousamos, acontece o processamento de aprendizados e emoções vividos durante o dia. A calma do sistema nervoso simpático garante as respostas adequadas a situações de emergência ou estresse.
Contudo, é cada vez mais comum ouvirmos as pessoas reclamarem de insônia ou de sono prejudicado (e elas estão sempre cansadas no dia seguinte). Por isso, a higiene do sono é muito recomendada a todas as pessoas que querem dormir melhor. Trata-se de um conjunto de técnicas que têm o objetivo de alcançar um sono mais saudável.
Para priorizar sua saúde em 2022, você não precisa de muito esforço. Basta se concentrar no seu bem-estar físico e mental e não deixar que outros compromissos desviem o seu foco. Lembre-se sempre de que esses cuidados trarão muito mais qualidade de vida.
Para mais dicas como estas, continue acompanhando o nosso blog.