Tudo que você precisa saber sobre o seguro residencial!
O sonho da casa própria é muito forte aqui no Brasil. Inclusive, um levantamento realizado pelo QuintoAndar em parceria com o Datafolha revela: ter um imóvel é a prioridade número um para 87% dos entrevistados da pesquisa. Apesar disso, sabemos muito bem o quanto é árduo conquistar, mobiliar e arcar com a manutenção de um imóvel. Não é à toa que o seguro residencial tem se popularizado, certo?
A pandemia provocou muitas mudanças na vida das pessoas – entre elas, a possibilidade de trabalhar e estudar em regime home office. Passar mais tempo dentro de casa fez com que percebêssemos necessidades relacionadas ao nosso lar que antes não percebíamos.
Assim, dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontaram que os seguros residenciais cresceram quase 4% em 2020. Esse número, aliás, deve aumentar exponencialmente nos próximos anos.
Entenda o que é o seguro residencial
O seguro residencial é um serviço de proteção destinado a imóveis quitados, financiados, alugados ou até mesmo de temporada. Essa modalidade de seguro oferece total personalização conforme a necessidade do cliente. É ideal para quem deseja assegurar seu imóvel contra incidentes e contar com diversas comodidades para facilitar a rotina.
Por que contratar um seguro residencial?
Para a Forbes, o presidente da Porto Seguro, Roberto Santos, declarou:
“Pensando nesse crescimento e na importância de trazer segurança para todos os riscos que envolvem os bens patrimoniais, lançamos duas novas coberturas exclusivas no segmento residencial: para alagamentos e imprevistos em instalações, pequenos reparos e reformas”.
A Brasilseg também se ajustou às novas necessidades dos consumidores e aderiu às coberturas adicionais do seguro residencial. Rodrigo Caramez, presidente da seguradora, comentou:
“A evolução da relação dos brasileiros com as suas residências tem reforçado a transformação na cultura de consumo de proteção no país. Fica muito claro o aumento da intenção de cuidar e proteger os domicílios, que são agora também, em muitos casos, ambientes de trabalho. Entendemos isso como algo positivo, em um segmento com muito espaço de crescimento, uma vez que no Brasil somente 15% dos lares são segurados atualmente”.
As duas declarações mostram que contratar um seguro residencial hoje é a melhor forma proteger seu lar e seus bens. Isso é feito com o melhor custo-benefício possível, além de todo o amparo necessário em situações acidentais ou de desastres climáticos.
Tipos de cobertura do seguro residencial
Os seguros residenciais, de maneira geral, oferecem os seguintes tipos de cobertura:
Roubo ou furto
Em caso de roubo ou furto, essa cobertura ressarcirá o segurado pelos itens da casa que foram perdidos ou danificados.
Incêndio, explosão ou fumaça
E se o seu lar for atingido por fogo, explosão e/ou fumaça – seja por um acidente na sua casa, seja na casa do seu vizinho? O seguro residencial o indenizará para que você reponha o que foi perdido no acidente.
Danos elétricos
Com essa cobertura, o seguro garante a reposição de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimados por queda de raio ou oscilação de energia.
Responsabilidade civil e familiar (danos a terceiros)
Se você ou algum morador da casa acidentalmente causar dano a alguém, o seguro residencial paga as despesas para repará-lo.
Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo
Infelizmente, não há muito o que fazer contra os danos causados pela força da natureza. Em qualquer uma dessas situações, você pode contar com o seu seguro para:
- reparar objetos danificados;
- fazer uma limpeza mais pesada no seu lar;
- até mesmo reformar os cômodos atingidos.
Perda ou pagamento de aluguel
Imagine que aconteça algum acidente com seu imóvel e você seja impedido de ficar nele. O seguro residencial, nesse caso, pagará o aluguel de uma residência temporária para você por até 6 meses.
Quebra de vidros e espelhos
Se os vidros de box, janelas, espelhos, varanda e até cooktop quebrarem, essa cobertura garante a reposição desses itens. Ah, isso vale até para louças sanitárias.
Como acionar o seguro residencial?
Antes de acionar o seu seguro residencial, você deve ter conhecimento de quais tipos de cobertura contratou. Desse modo, se houver sinistro, saberá como pedir ajuda.
Você consegue acionar sua corretora por aplicativo ou telefone. Provavelmente, serão solicitadas algumas documentações ou informações específicas de cada situação. Essa etapa é extremamente importante e precisa ser seguida à risca.
Para saber mais sobre essa modalidade de seguro, confira o nosso blog.