A pandemia de covid-19 causou muitos impactos no sistema de saúde, sobretudo pela alta demanda que gerou. Ao mesmo tempo, a situação se agravou pela falta de capacidade dos hospitais em atender todos os pacientes.
Além disso, havia a questão do distanciamento social. Este era extremamente importante para evitar que mais pessoas se contaminassem pelo vírus, ainda pouco conhecido na época.
Portanto, o conceito de telessaúde passou a ser amplamente colocado em prática como um reforço no combate à pandemia. Ainda não teve a oportunidade de usufruir dos serviços da telessaúde por meio de uma consulta on-line? Vamos te explicar neste post como ela funciona.
Entenda como funciona a consulta on-line
O IPEA define a telessaúde como o “processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames”.
De acordo com o Ministério da Saúde, a telessaúde tem como finalidade “a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), e sua interação com os demais níveis de atenção fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS”.
“A telessaúde pode salvar vidas. Porque você pode estar em um lugar muito distante, sem a possibilidade de um atendimento médico presencial, e ter uma consulta por meio da telemedicina, que pode resolver o problema ou indicar que tipo de profissional procurar e qual a urgência”, afirma Rosália Morais Torres, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Já a telemedicina é uma área específica da telessaúde. Define-se como o “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”, segundo a Lei no 13.989/20. Esta entrou em vigor justamente para liberar o exercício dessa modalidade de atendimento durante a pandemia.
Como é a consulta on-line?
Se você tem um plano de saúde, a consulta on-line, ou teleconsulta, será agendada via aplicativo do plano. Para iniciar o atendimento, o paciente deverá seguir as instruções do plano. Mas, de maneira geral, terá de acessar uma sala virtual de videoconferência para que o médico comece a consulta.
A consulta on-line deve seguir o mesmo padrão do atendimento presencial. Ou seja, o médico precisa ser atencioso e criterioso ao fazer perguntas claras e objetivas para formular o diagnóstico do paciente.
Após finalizar a consulta, o paciente recebe por e-mail um protocolo contendo as solicitações médicas. Esse protocolo serve tanto para a realização de exames como para a compra de medicamentos.
Como é a consulta on-line no SUS?
Na pandemia, o governo federal criou o TeleSUS para atender pessoas com suspeita de covid-19 sem que elas saíssem de casa. O serviço conta com o Disque Saúde 136, um chatbot e um aplicativo.
Já que o assunto coronavírus parece estar longe de acabar, confira as nossas dicas neste post para se manter saudável.
Vantagens da consulta on-line
A telemedicina veio para somar muitos benefícios para a área da saúde. Não é à toa que o número de pessoas dispostas a agendar uma consulta on-line só cresce. Algumas vantagens são estas:
- A consulta on-line preserva a saúde do paciente. Ao nos deslocarmos até uma clínica ou hospital, estamos expostos a diversas fontes de contaminação.
- A espera pelo atendimento da consulta on-line é sempre muito menor do que a das consultas presenciais. Sem contar que você estará no conforto da sua casa.
- Muitas pessoas passaram a ter acesso a especialistas mesmo estando distantes dos grandes centros urbanos.
- A consulta on-line possibilita reduzir gastos com locação de espaços, impressão de formulários e laudos médicos, entre outros.
Cuidados ao realizar uma consulta on-line
Ao realizar uma consulta on-line, você deve se certificar de estar:
- com documentos em mãos (carteira de identificação e carteirinha do convênio);
- em um ambiente bem iluminado e silencioso;
- com bom acesso à internet para garantir que a consulta aconteça com qualidade.
Outro cuidado é utilizar a plataforma oficial para a consulta, disponibilizada pelo governo ou pelo seu plano de saúde. Jamais passe seus dados por WhatsApp ou aceite fazer videochamadas que não sejam nessa plataforma. Isso pode colocar as suas informações em risco.
O que achou das dicas sobre telemedicina e consulta on-line? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais.