A gestação é um período muito especial na vida de uma mulher. Ao mesmo tempo que envolve muita felicidade, planos e sonhos, também é uma fase cheia de preocupações – especialmente com o desenvolvimento e com a saúde do bebê. Por isso, o pré-natal é indispensável para que as mulheres tenham uma gravidez e um parto muito bem-assistidos.
A questão é que poucas pessoas sabem, mas nem todo plano de saúde é ideal para mulheres que desejam engravidar. Alguns deles não oferecem todas as coberturas necessárias. Por isso, hoje vamos falar sobre o plano de saúde para gestantes. Quer saber por que ele faz toda a diferença para os casais que desejam ampliar a família? Continue a leitura!
Plano de saúde para gestantes: como funciona?
Há diferentes tipos de plano de saúde disponíveis e com diferentes coberturas, que vão das mais básicas às mais completas. Plano de saúde para gestantes é aquele que, além de consultas e exames, ainda oferece cobertura para internação hospitalar e partos. Entenda a seguir.
Características do plano de saúde ideal para gestantes
Sabe qual é o plano ideal para gestantes, com o respaldo e a segurança dos serviços de saúde oferecidos pela operadora (sem precisar contratar serviços particulares)? É o plano com cobertura hospitalar obstetrícia.
Esse tipo de plano é definitivamente o mais recomendado. Caso haja alguma emergência durante a gestação, a mulher terá toda a assistência necessária – incluindo o direito à internação, coberta pelo plano de saúde. Além disso, esse plano também dará cobertura ao parto, sem necessidade de contratar um parto particular. Até porque esta última opção pode custar, em média, R$ 15 mil.
Outra característica importante, que se deve levar em consideração ao contratar um plano de saúde para gestantes, é a rede credenciada. É ela que define em quais hospitais, clínicas e laboratórios você poderá realizar consultas, exames e o seu parto.
Assistência do plano de saúde para o recém-nascido
O plano de saúde com obstetrícia garante assistência ao bebê recém-nascido por até 30 dias após a data do nascimento. Assim, seu bebê também tem direito a todo o suporte necessário, coberto pelo plano de saúde, logo depois do parto.
Mas é importante que você faça a inclusão oficial do seu filho, na contratação do seu plano, como dependente. Assim, ele continuará tendo direito às consultas e aos exames depois desse período.
Carência do plano de saúde para gestantes
Conforme a ANS, planos de saúde podem exigir o máximo de até 300 dias de carência para realizar partos a termo (com exceção dos partos prematuros). Ou seja, vamos supor que você tenha contratado um plano de saúde individual com carência. Assim, precisa esperar esse prazo para poder fazer seu parto usufruindo da cobertura do convênio.
Geralmente, os planos de saúde empresariais não têm carência estipulada para isso. Mas você deve consultar o departamento pessoal da sua empresa para ter certeza de que seu plano oferece cobertura para partos.
Estou grávida e quero contratar um plano de saúde. Posso?
É possível contratar um plano de saúde já estando grávida, sim. Mas você precisa atentar ao prazo de carência estipulado pela operadora de saúde. Verifique se dará tempo de cumprir o tempo determinado antes do parto.
Isso porque, pela lei, você terá direito a utilizar o plano somente para realizar o pré-natal. Além disso, dependendo da operadora, ainda terá carência para alguns exames.
Outra possibilidade seria contratar um plano com carência zero. Esses planos não exigem prazos mínimos de permanência para a realização de tais procedimentos.
Como contratar plano de saúde para gestantes?
Hoje em dia, é muito rápido e fácil contratar planos de saúde para gestantes. Na plataforma Família Saúde, por exemplo, você consegue consultar os planos mais adequados para o seu perfil. Desse modo, é possível contratar a opção ideal para você diretamente na plataforma, sem precisar de um corretor.
Tem mais alguma dúvida sobre planos de saúde? Continue acompanhando o nosso blog para outras informações.