A importância de cuidar da saúde bucal é latente e também uma questão de saúde pública. No portal de Odontologia da USP, uma matéria traz dados bastante relevantes do IBGE, de 2019. Eles mostram que 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais.
O cenário é ainda mais grave do que se pensa, pois 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. Além disso, menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento.
Cuidar dos dentes não é uma questão estética, mas sim uma questão de saúde. Aliás, pode prevenir problemas de saúde ainda mais sérios. Entenda.
Qual é a importância de cuidar da higiene bucal?
Não dá para falar da importância de cuidar da saúde bucal sem falar sobre higiene bucal. É necessário entender o quanto ela é responsável por manter o seu corpo mais saudável e protegido.
Sim, isso mesmo. Realizar a higiene bucal através da escovação e do uso do fio dental após as refeições é uma ação simples. Entretanto, pode prevenir o acúmulo de placa bacteriana. Essa película composta de microrganismos adere aos dentes e à gengiva, resultando em cáries, inflamação na gengiva, periodontite e outras complicações.
A questão é que as doenças bucais são muito mais graves do que parecem. Quando não tratadas adequadamente, podem trazer muitos danos à boca e à gengiva do paciente. Além disso, bactérias que contribuem para problemas dentários podem agravar condições de saúde preexistentes. Inclusive, podem até mesmo causar novos problemas de saúde.
Como a saúde bucal influencia na saúde geral?
A nossa boca abriga aproximadamente 500 tipos de bactérias, fungos e outros organismos. Já se sabe atualmente que eles podem ser controlados por meio de uma boa higienização bucal.
E quando não escovamos nossos dentes com a frequência adequada ou deixamos de lado a utilização do fio dental? As bactérias presentes em nossa boca se multiplicam e podem desenvolver doenças bucais.
Confira alguns dos problemas relacionados com a saúde bucal
Endocardite bacteriana
A endocardite bacteriana é uma infecção que ocorre nas válvulas do coração ou no revestimento interno das câmaras cardíacas. É causada por bactérias que entram na corrente sanguínea e se alojam nas válvulas. Os sintomas podem incluir:
- febre;
- calafrios;
- fadiga;
- dor nas articulações e nos músculos;
- falta de ar;
- tosse;
- e perda de peso.
O diagnóstico é geralmente feito através de exames de sangue, ecocardiograma e cultura de sangue.
Diabetes
Pessoas que têm diabetes sofrem frequentemente com problemas bucais. Seus organismos estão mais suscetíveis a inflamações e infecções, além de também produzirem condições ideais para a proliferação da cárie. Inclusive, quadros de periodontite em pacientes diabéticos podem se agravar rapidamente.
Doenças respiratórias
Inflamações ou infecções na boca podem fazer com que o pulmão absorva as bactérias durante o processo respiratório. Desse modo, a pessoa acaba desenvolvendo pneumonia bacteriana.
Leia: Quando contratar um plano odontológico.
Como prevenir doenças bucais como cárie, gengivite e periodontite?
Apesar de muito se falar sobre a importância de cuidar da saúde bucal, pouco se fala sobre os problemas bucais mais comuns. Eles até parecem ser bem compreendidos, mas poucas pessoas os conhecem e entendem de verdade.
Cárie
A cárie é uma enfermidade que tem como origem bactérias conhecidas como Streptococcus mutans. Elas se reúnem nos dentes para se nutrir do açúcar presente ali. Com esse objetivo, produzem um ácido que corrói os minerais do dente, gerando uma cavidade.
Se a cárie não for tratada logo, pode avançar para o nervo do dente. Nesse caso, provoca forte dor, infecção e, em algumas situações, a extração do dente afetado.
Gengivite
A gengivite é uma inflamação que afeta a gengiva. Pode ser causada pelo acúmulo de placa bacteriana e de tártaro nos dentes e na própria gengiva. Os sinais mais comuns da gengivite incluem:
- gengivas inchadas, vermelhas e doloridas;
- e sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental.
Se não for tratada adequadamente, a gengivite pode evoluir para a periodontite. Esta é uma doença mais grave que pode levar à perda total dos dentes e até mesmo do tecido gengival e ósseo.
Periodontite
A periodontite é uma doença inflamatória crônica que afeta os tecidos que rodeiam os dentes – incluindo a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal. A patologia tem seu início com o surgimento da placa bacteriana. Trata-se de uma camada aderente e sem cor formada principalmente por microrganismos e substâncias açucaradas.
Quando essa placa não é removida adequadamente com uma boa higiene bucal, ela vai se acumulando e se transformando em tártaro. Este é uma camada dura e amarela que só pode ser removida por um profissional de saúde bucal.
A persistência da placa bacteriana e do tártaro na boca pode ocasionar a inflamação da gengiva. Tal inflamação se manifesta por sintomas como vermelhidão, inchaço, sangramento e dor. Se não for tratada prontamente, pode se disseminar para tecidos mais profundos. Assim, prejudica o osso e os ligamentos que dão suporte aos dentes, resultando em sua perda.
Como cuidar da saúde bucal e prevenir doenças?
Agora a importância de cuidar da saúde bucal deve estar muito mais clara na sua cabeça. Mas faltou falarmos sobre os cuidados que você precisa ter para não sofrer com nenhum dos problemas citados anteriormente. Então, aqui vão algumas dicas para você colocar em dia o quanto antes:
- Escove seus dentes, no mínimo, três vezes ao dia (ao acordar, depois do almoço e antes de dormir) ou depois das refeições. É importante usar uma escova com cerdas macias, bem limpinha e conservada, e uma pasta de dente com flúor.
- Recomenda-se o uso do fio dental antes da escovação. Ele elimina assim a placa bacteriana e os restos alimentares que se acumulam entre os dentes.
- É importante manter uma alimentação balanceada e saudável, pois isso contribuirá para a saúde dos dentes e das gengivas. Inclusive, reduza a ingestão de açúcar e alimentos ricos em amido, como doces, refrigerantes e batatas fritas. Eles contribuem para o surgimento das cáries.
- Use enxaguante bucal para garantir uma limpeza ainda mais eficiente e para reduzir o mau hálito.
- Substitua a escova de dente a cada três meses ou quando as cerdas estiverem gastas.
- Agende consultas regulares com o dentista para check-ups e limpezas profissionais. Fazendo isso, assegure um diagnóstico precoce e um bom tratamento para qualquer problema dentário.
Você já sabia da importância de cuidar da saúde bucal e como isso pode ajudar a preservar sua saúde geral? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre saúde.