Planos odontológicos: quando devo contratar?
A Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, realizada com mais de 100 mil pessoas, identificou um problema grave: apenas 49% dos entrevistados haviam consultado o dentista no último ano. Esse número seria diferente se a contratação de planos odontológicos fosse mais popular?
Pouca gente sabe, mas cuidar da saúde bucal é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A higiene bucal adequada e a ida regular ao dentista diminuem o risco de desenvolvimento de vários problemas de saúde.
Além disso, cuidar da saúde bucal e ter dentes fortes e bonitos tem influência também em uma vida mais feliz. Muitas pessoas sofrem de baixa autoestima por causa do sorriso. Assim, falaremos a seguir por que contratar planos odontológicos pode ser muito vantajoso para você. Confira!
Problemas bucais mais comuns
Você sabia que o estresse pode ocasionar problemas de saúde na sua boca? Isso mesmo, não é difícil encontrar pacientes que sofrem com esse desequilíbrio emocional. E, ao mesmo tempo, sofrem com o bruxismo e a gengivite (inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana, levando, muitas vezes, a inchaços e sangramentos).
Além desses, vamos entender um pouco como surgem outros problemas bucais bem conhecidos.
As cáries são lesões nos dentes ocasionadas por bactérias que produzem ácidos, o que corrói o esmalte do dente. São muito comuns em pessoas que consomem doces e carboidratos em excesso ou que estão fazendo tratamento quimioterápico/radioterápico (pois esses tratamentos reduzem a saliva na boca).
A halitose, mais conhecida como mau hálito, é um dos problemas bucais mais comuns e também com mais causas variadas:
- Falta de higienização bucal adequada.
- Menor produção de saliva na boca.
- Doenças sistêmicas (como diabetes, câncer, doenças renais/hepáticas).
- Distúrbios gastrintestinais.
Lesões bucais e aftas podem ser inchaços, manchas ou feridas que surgem na boca, na língua ou nos lábios. Apesar de não terem uma origem muito específica, podem estar relacionadas ao sistema imunológico.
Já a placa bacteriana é o conjunto de bactérias que se acumulam em uma cavidade bucal de difícil acesso para higienização. Elas formam o tártaro, que é quando essa placa atinge um estágio mais endurecido.
Por que contratar planos odontológicos?
Você sofre de qualquer um dos problemas citados no tópico anterior? Ou então pretende fazer um acompanhamento periódico para evitá-los? Isso já é motivo suficiente para você contratar um plano odontológico. Mas também há outros pontos relevantes nessa decisão.
Situações de urgência
Sua rotina de higienização pode até ser cuidadosa e respeitar as recomendações dos profissionais de odontologia. Mas imprevistos ou acidentes sempre são passíveis de acontecer.
Por isso, ter um plano odontológico é uma boa solução. Ele oferece atendimento em clínicas de emergência com serviços 24 horas. E isso sem você precisar gastar um dinheiro que não estava planejado.
Atendimento amplo e especializado
Por meio do seu plano odontológico, você terá acesso a uma rede credenciada e especializada em odontologia para cuidar de diferentes problemas. Dependendo do plano contratado, você pode ter, ainda, cobertura de tratamentos completos em ortodontia, por exemplo.
Planejamento financeiro
Sem um acompanhamento odontológico periódico, as chances de você precisar de um tratamento mais complexo e dispendioso no futuro são grandes. Por isso, prevenir sempre é a melhor solução.
Para não pesar no seu bolso, considere fazer um plano odontológico. Afinal, é mais controlável arcar com uma mensalidade do que pagar um tratamento odontológico completo do dia para a noite.
Bem-estar físico e mental
Cuidar da saúde bucal é um ato de amor próprio e impacta no seu bem-estar físico e mental. Você previne uma série de doenças que podem desencadear problemas mais graves.
Você sabia que não cuidar da sua saúde bucal pode causar ou agravar doenças? A má condição dos dentes ou da gengiva aumenta os riscos de bactérias bucais caírem na corrente sanguínea. Elas acabam, então, migrando para outras áreas do organismo, causando doenças e complicações.
Vale a pena contratar planos odontológicos?
Ao contratar os serviços de um convênio, normalmente é possível ter acesso a:
- limpezas;
- consultas;
- tratamentos gengivais;
- restaurações;
- extrações;
- canais.
Tudo isso por mensalidades que variam entre R$ 25 e R$ 150 para os planos mais básicos. Portanto, de um modo geral, a contratação de um plano costuma ser vantajosa se comparada às consultas particulares no dentista. Faça as contas e avalie o que mais vale a pena para você.
Como funcionam os planos odontológicos?
Os planos odontológicos são bem parecidos com os planos de saúde a que já estamos acostumados. Geralmente, são contratados nas modalidades coletiva (empresarial) ou individual/familiar.
Assim, há vários tipos de plano e várias faixas de cobertura. Você deve escolher a que mais se adequa às suas necessidades e ao seu perfil financeiro. Siga o passo a passo que criamos para você encontrar o plano ideal, e não terá erro.
Ah, fique sabendo que os planos odontológicos também têm carência! São 24 horas em casos de emergência e até 180 dias em procedimentos mais complicados – como o tratamento de canal.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a Família Saúde.