Os brasileiros adoram animais de estimação. Essa afirmação, aliás, foi confirmada pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE em 2019. Ela mostrou que, na época:
- 46,1% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro;
- os gatos eram parte de 19,3% dos lares brasileiros.
Durante a pandemia, houve ainda um aumento de 30% no número de adoções desses animais, conforme o estudo Radar Pet 2021. Junto a esse aumento, os custos destinados aos cuidados com os pets também cresceram bastante. As pessoas estão, ao que parece, cuidando cada vez melhor de seus companheiros. Isso explica por que a contratação de um seguro pet se tornou realidade para muitas famílias.
Entenda como surgiu a domesticação dos animais
Historiadores têm fortes indícios de que a domesticação de animais começou há mais de 12 mil anos. Aconteceu no Período Neolítico, quando o homem começou a trocar a vida nômade pela moradia fixa para cultivar seu próprio alimento. Ao aprender a cultivar a terra, o homem do Neolítico aprendeu também a criar animais para sua proteção e para se alimentar.
Os lobos foram os primeiros animais domésticos, e são os ancestrais dos atuais cachorros. Após o convívio com humanos, e com a evolução dessa relação, foram conquistando o afeto das pessoas – por sua inteligência, sua fidelidade e seu ânimo brincalhão. Para saber mais sobre essa história, clique aqui.
Hoje em dia, os animais de estimação são tratados como verdadeiros membros da família. Por isso, o seguro pet se tornou indispensável para proporcionar mais qualidade de vida a esses companheiros.
Mas o que é seguro pet, afinal?
O seguro pet consiste num produto muito parecido com os planos de saúde para humanos. Contudo, é voltado para as famílias tutoras de animais de estimação. Ou seja, servem para que estes tenham acesso a diferentes cuidados de saúde especializados para cães e gatos.
Por que contratar um seguro pet?
É muito comum que as pessoas tenham animais de estimação. Porém, nem todo mundo sabe que essa prática traz benefícios para a saúde de toda a família. É cientificamente comprovado: ter um pet ou animal de estimação em casa ajuda consideravelmente na redução de sintomas de ansiedade, estresse e depressão.
Vejamos os dados de um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com 2.000 pessoas tutoras de pets:
- 74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação;
- 75% relataram melhora na saúde mental de um amigo ou familiar devido à presença de um pet.
A presença de um animal também contribui para:
- diminuir a sensação de solidão;
- ajudar com a autoestima;
- transmitir sensações positivas;
- acarretar inúmeros benefícios ao organismo do ser humano.
Por isso, nada mais justo que oferecer ao seu melhor amigo um seguro pet para cuidar ainda melhor da saúde dele. Lembre-se de que a família toda ganha com a presença do animal.
Tipos de seguro pet
A Porto Pet é um produto da Porto Seguro. Foi criado justamente para oferecer os melhores benefícios para os tutores que desejam investir na qualidade de vida de seus pets. Ela oferece três coberturas diferentes: ambulatorial, essencial e completa.
Ambulatorial
Esse plano oferece os cuidados básicos com a saúde do seu pet:
- consultas com generalista;
- principais vacinas;
- atendimento emergencial;
- exames laboratoriais;
- exames simples de imagem.
Além disso, também contempla os pets idosos, aqueles com mais de 10 anos.
Essencial
Oferece o essencial para o bem-estar e a saúde do seu melhor amigo. Além de contemplar todas as coberturas do plano ambulatorial, abrange também:
- consultas com especialista;
- cirurgia;
- internação;
- exames cardiológicos e de alta complexidade;
- check-up anual;
- castração;
- todos os benefícios do Reppara!+.
Completa
Oferece uma rede premium e tratamentos complementares ao seu animal de estimação. Contempla todas as coberturas do plano essencial, incluindo também:
- consultas diversas;
- tratamentos como fisioterapia e acupuntura;
- todos os benefícios do Reppara!+.
Vantagens do seguro pet
Com o seguro pet, você garante que seu bichinho tenha os cuidados essenciais para uma vida saudável e feliz. Além disso, contratar o seguro especializado assegura outras vantagens.
Custo-benefício
Sem dúvida, o custo-benefício é o melhor motivo para contratar o seguro pet para seu animal de estimação. O valor da mensalidade do seguro é muito mais baixo do que os gastos com serviços contratados individualmente.
Rede credenciada
Adquirindo um seguro pet, você terá à disposição uma rede de prestadores prontos para atender seu pet. São profissionais especializados em cuidados veterinários, além de clínicas e hospitais do ramo.
Clube de benefícios
A maioria das seguradoras oferece um clube de benefícios para os tutores de pets que contratam o seguro. Ele inclui serviços adicionais, como banho, tosa, hotel, transporte para o seu pet, acessórios e brinquedos – tudo com desconto.
Ficou interessado nesse tipo de serviço? Confira os outros posts que publicamos a respeito do assunto para saber mais.