Que os brasileiros sempre gostaram de ter animais de estimação em casa não é novidade para ninguém. Mas a surpresa veio durante a pandemia: houve um aumento de 30% no número de pets nos lares das famílias durante o isolamento social. Esses são dados da pesquisa Radar Pet 2021.
O número mostra que as pessoas estão dando ainda mais valor para a parceria entre humanos e animais. Também reforça a importância de ter um seguro pet para garantir que esses companheirinhos recebam os cuidados necessários – que vão muito além de banho e tosa.
O que é o seguro pet?
O seguro pet é um serviço criado para estender os cuidados de saúde e bem-estar aos animais de estimação. Desse modo, eles têm acesso a clínicas veterinárias, hospitais, exames especializados, tratamentos e outros serviços por um ótimo custo-benefício.
É uma excelente alternativa para as famílias que entenderam a importância de cuidar muito bem de seus animais de companhia. Assim, eles terão uma vida mais longa, saudável e feliz. A seguir, trazemos outros 5 motivos que você deve considerar para contratar um seguro pet.
5 motivos para contratar o seguro pet do seu animalzinho de estimação
Bem-estar da família e do pet
Leonardo Brandão é coordenador da Comissão de Animais de Companhia (instituição responsável pela pesquisa citada acima). Ele destaca que animais de companhia são extremamente importantes para o bem-estar das famílias nos períodos de estresse.
Sabemos que os humanos precisam de cuidados especiais e preventivos para manter a saúde em dia. É necessário termos em conta que os animais de estimação também precisam dessa atenção. Portanto, mantenha uma rotina de consultas e exames veterinários que determinem os cuidados mais adequados para eles.
Com o seguro pet, você contará com uma rede credenciada de clínicas e hospitais para a realização de diversos procedimentos. Assim como acontece no seu plano de saúde, isso garante o bem-estar do seu pet até o fim da vida dele.
O número de adoções de animais de companhia aumentou na pandemia
Durante a pandemia, também houve um aumento no número de adoções de animais. E o mais curioso é que os gatos foram mais adotados do que os cachorros: 84% dos felinos foram integrados à família por esse meio, enquanto entre os cães a taxa foi de 54%.
Esse cenário é uma importante ampliação na conscientização das famílias. São muitas as que desejam oferecer um lar cheio de amor a animaizinhos que, muitas vezes, não teriam essa sorte. Contudo, por não saber o histórico da linhagem desses bichinhos, o acompanhamento veterinário se faz ainda mais importante. Ele previne doenças que são mais comuns em algumas raças ou nas misturas delas.
Doenças comuns em cães e gatos
Falando em doenças, o site Veja Saúde listou as 6 doenças mais comuns em cães e gatos. Elas são decorrentes do estilo de vida dos tutores, da alimentação dos pets e do envelhecimento deles.
Ou seja, apesar de muitas doenças serem evitadas com os cuidados preventivos, outras surgirão inevitavelmente com o avanço da idade do animal. Logo, é muito importante que você contrate um seguro pet. Esse recurso assegura que ele tenha toda a assistência necessária na fase da vida em que mais precisará.
O abandono de animais é comum quando não há planejamento financeiro
Um dado triste da pesquisa Radar Pet 2021: ao mesmo tempo que houve um aumento nas adoções de animais de estimação, cerca de 10 milhões de pets foram abandonados na pandemia. A principal justificativa desse número alarmante seria a perda de poder aquisitivo dos brasileiros.
Sabemos que manter um animal de estimação não é barato. Imagine você ser pego de surpresa por alguma doença ou tratamento que ele precisará fazer, sem que isso esteja no seu planejamento. Lembre-se de que seu animal de estimação é um ser vivo e que imprevistos podem acontecer a qualquer momento.
Logo, o seguro pet é essencial para que esse tipo de situação inesperada não o leve a abandonar o seu amigão.
Economia em médio e longo prazo
Um dos principais motivos que levam donos de pets a contratar o seguro pet é a economia em médio e longo prazo. Coloque no papel os gastos com consultas periódicas ao veterinário, vacinas e tratamentos. Agora compare essas despesas com o valor investido no seguro. A economia com o seguro pet será certa.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre esse e outros tipos de seguros.