Quando devo contratar plano de saúde?
Uma das mais tristes realidades do Brasil é que o Sistema Único de Saúde (SUS) não está mais suprindo as necessidades do povo brasileiro. Isso é verdadeiro mesmo que ele seja um modelo de saúde pública reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS atende cerca de 190 milhões de pessoas. Destas, 80% dependem exclusivamente dos serviços públicos. Logo, se você está se perguntando “Quando devo contratar plano de saúde?”, essa é uma das respostas. Contudo, traremos outros fatores que você precisa levar em consideração.
Quando devo contratar plano de saúde?
Que o plano de saúde oferece muitas comodidades todo mundo já sabe. Mas nem todas as pessoas têm consciência do impacto desse tipo de serviço na qualidade de vida e nos projetos pessoais. Por isso, ao pensar “Quando devo contratar plano de saúde?”, sugerimos que você reflita sobre os aspectos abaixo:
Prevenção de doenças
A prevenção de doenças é o melhor caminho para você ter uma vida mais longa e de qualidade. Isso começa com uma alimentação equilibrada e com a prática regular de exercícios físicos. Mas especialistas recomendam que façamos exames periódicos para descobrir qualquer tipo de doença em estágio inicial – especialmente quando temos históricos na família.
O clínico geral ou médico especialista determinará sua rotina de retornos e exames. Porém, de maneira geral, podemos afirmar que a rotina ideal de acompanhamento será:
- a cada seis meses: pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou câncer;
- uma vez por ano: pessoas com fatores de risco para alguma doença, como obesas, fumantes, sedentárias ou com colesterol elevado;
- a cada dois anos: adultos que não possuem fatores de risco e que estão com a saúde em dia, de acordo com os exames.
Neste post, falamos um pouco mais sobre o check-up anual. Não deixe de conferir.
Planejamento familiar
Outro fator importante que você deve considerar ao se perguntar “Quando devo contratar plano de saúde?”: se está nos seus planos ampliar a família, ou seja, ter filhos.
Os médicos aconselham que os casais procurem médicos especialistas para fazer exames pré-concepcionais. Estes detectam qualquer problema que impeça a gestação e até mesmo identificam aspectos que possam interferir na saúde do bebê.
Além disso, é importante considerar que a realização de partos na rede privada tem um custo bastante elevado. Logo, contratar um plano de saúde hospitalar com cobertura obstetrícia será fundamental. Ele garante a cobertura dos custos e a assistência ao bebê recém-nascido.
Entenda como funciona a cobertura do plano de saúde aqui.
Priorização da saúde das crianças
Decidiu ter filhos, e agora? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as visitas ao pediatra devem seguir esta periodicidade:
Até 1 ano de vida
- Três consultas mensais para bebês de cinco a 30 dias de vida.
- Uma vez por mês entre dois e seis meses de idade.
- Uma visita a cada dois meses a partir dos sete meses.
A partir de 2 anos de idade
Para as crianças com dois anos ou mais, o ideal é:
- uma consulta a cada três meses;
- uma vez por semestre a partir dos seis anos;
- dos 7 aos 18 anos, uma consulta por ano.
Além do acompanhamento de rotina, devemos levar em consideração que o sistema imunológico das crianças está se desenvolvendo gradualmente. Logo, é bastante comum que ainda cedo, os pequenos acabem sofrendo com resfriados, viroses, pneumonias e outras síndromes respiratórias – especialmente nas estações mais frias.
Resumindo: se está nos seus planos ter filhos, você certamente precisará contratar um plano de saúde.
Agilidade em casos de urgência e emergência
Emergências são condições que implicam sofrimento intenso ou risco iminente de morte. Exigem, portanto, tratamento médico imediato.
Já a urgência é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida. Da mesma forma, o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
Apesar de serem eventos um pouco distintos, ambos acontecem abrupta e/ou inesperadamente e necessitam de atendimento ágil e especializado. Nesse caso, não há muito espaço para a pergunta “Quando devo contratar plano de saúde?”.
Em situações desse tipo, o ideal é que você já tenha um plano contratado. Assim, pode se direcionar ao melhor hospital, mais próximo da sua residência. Não quer esperar ou pagar para ver? Então você já tem a resposta para a pergunta “Quando devo contratar plano de saúde?”: adquira o seu plano o quanto antes.
Neste post, refletimos sobre quatro motivos que certamente justificam a contratação de um plano de saúde. Este, porém, deve atender não só as suas necessidades, mas as necessidades da sua família.
Para saber mais sobre o tema, continue acompanhando o nosso blog.