Ter um plano de saúde é uma das prioridades para a maioria das famílias no Brasil. Isso porque é muito difícil contar apenas com os serviços públicos de saúde, especialmente nos casos de emergência.
Com o aumento dos empregos informais, é cada vez mais comum que as pessoas contratem planos de saúde por conta própria. Por isso, trazemos algumas dicas para ajudar a cotar plano de saúde para você e para sua família.
Como cotar plano de saúde?
Existem inúmeras opções de serviços e de planos de saúde disponíveis para você. Nem sempre o valor do plano deverá ser o fator determinante para escolher o produto mais adequado.
Por isso, vamos listar 5 coisas que você precisa levar em consideração na hora de cotar plano de saúde.
1# Tipo de plano
O tipo de plano é o que define a sua contratação. Você está contratando um plano por conta própria? Então deverá analisar os planos individuais/familiares, que são aqueles que não necessitam de um intermediário para sua contratação.
Caso seja um microempreendedor individual, poderá contratar um plano MEI. Ou, se você for vinculado a uma associação ou a um sindicato, poderá contratar um plano coletivo por adesão.
2# Abrangência do plano
A abrangência do plano pode variar entre nacional ou regional. Na primeira opção, você terá acesso aos serviços de saúde da rede credenciada do seu plano em qualquer parte do Brasil. Já na segunda opção, o atendimento é garantido apenas na região contratada.
3# Cobertura do plano de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina o rol de procedimentos obrigatórios que os planos de saúde devem cobrir. Isso varia de acordo com a opção contratada pelo beneficiário e faz toda a diferença no valor final do plano.
- Plano de saúde ambulatorial: oferece cobertura para consultas médicas, serviços de apoio diagnóstico, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais solicitados pelo médico.
- Plano de saúde hospitalar: tem cobertura para internações hospitalares, vedada a limitação de prazo, valor máximo e quantidade. A internação será em clínicas básicas e especializadas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, admitindo-se a exclusão dos procedimentos obstétricos.
- Plano de saúde hospitalar com obstetrícia: além de cobrir partos, estende a cobertura assistencial ao recém-nascido, filho natural ou adotivo do beneficiário, ou de seu dependente, durante os primeiros 30 dias após o parto.
- Plano de saúde rede referência: é a modalidade de cobertura mais completa, pois abrange todos os procedimentos descritos nos atendimentos ambulatorial, hospitalar e obstétrico.
4# Rede credenciada
Para cotar plano de saúde, você também deve levar em consideração a rede credenciada ao plano cotado. É isso que define a quais clínicas, hospitais e laboratórios você terá acesso por meio do plano.
5# Análise da regularidade da operadora
Outro fator importante ao cotar plano de saúde é olhar sua regularidade de acordo com os critérios da ANS. No site da agência, é possível obter todas as informações necessárias a respeito das operadoras para ter mais segurança na contratação.
A plataforma ideal para cotar plano de saúde
Agora você já sabe os principais fatores que deve levar em consideração para cotar plano de saúde. Vamos então falar da maneira mais prática de fazer isso.
Antigamente, você precisava encontrar um corretor de seguros. Ele faria uma espécie de entrevista para descobrir suas necessidades e depois de alguns dias apresentaria as soluções mais adequadas. Contudo, hoje em dia você mesmo pode fazer sua cotação, sem precisar de um intermediário.
No site da Família Saúde, você faz uma busca dos melhores planos de saúde de acordo com as características desejadas. Assim, tem acesso a todos os planos disponíveis (os mais compatíveis com o seu perfil) em menos de 5 minutos. Dessa maneira, fica mais fácil visualizar todas as possibilidades e fazer comparações para optar pelo plano ideal.
Quer mais dicas sobre os melhores planos de saúde disponíveis? Continue acompanhando o nosso blog. Além disso, temos um canal no WhatsApp para tirar suas dúvidas e esclarecer informações.