Quais são as coberturas do seguro residencial?
Por muitos anos, o seguro residencial foi visto apenas como uma proteção adicional contra furtos e roubos. Muitas pessoas não davam tanta importância a esse serviço por considerarem um gasto desnecessário. Além disso, nem todo mundo conhecia as coberturas do seguro residencial.
Mas, de uns anos para cá, esse panorama mudou. Vejamos, por exemplo, os dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). O segmento de seguro residencial cresceu 16,9% até agosto de 2021, em comparação ao mesmo período em 2020.
A pandemia teve muita influência no crescimento desse segmento. Afinal, as famílias passaram a ficar muito mais tempo dentro de casa. Assim, voltaram sua atenção para as melhorias que poderiam ser feitas no lar.
Foi justamente nesse cenário que as coberturas do seguro residencial passaram a ser muito mais valorizadas. Contratando esse tipo de serviço, as pessoas podem contar com inúmeros prestadores de serviços em poucos cliques.
Entenda o que é seguro residencial
O seguro residencial é um serviço de proteção para o lar. Tem como objetivo oferecer aos moradores todo o suporte necessário para diversas situações:
- Roubos.
- Furtos.
- Danos elétricos.
- Danos originados de causas climáticas (terremotos, chuva de granizo, vendavais, enchentes).
- Consertos gerais, entre outros.
O seguro residencial pode ser contratado por qualquer morador que deseje proteger seu imóvel. Ele abrange casa ou apartamento, financiado ou quitado, alugado ou de temporada. Um dos grandes diferenciais desse tipo de serviço é que você consegue personalizá-lo de acordo com as suas necessidades.
Coberturas do seguro residencial
As coberturas do seguro residencial são as mais variadas possíveis. Ao contratar esse tipo de serviço, você deve esclarecer muito bem quais delas farão parte do seu contrato. As principais coberturas são:
Cobertura contra roubo ou furto
A cobertura contra roubo serve para quando há abordagem do criminoso à vítima. Quanto ao furto, é a subtração do patrimônio sem que haja violência. Trata-se, assim, de uma das mais procuradas coberturas do seguro residencial. Com ela, a seguradora ressarcirá o usuário pelos itens da casa que foram perdidos ou danificados durante a ocorrência.
Durante festas de fim de ano e períodos de férias, é comum aumentar o número de roubos nas residências. Consequentemente, cresce também a procura por esse tipo de seguro.
Cobertura para casos de incêndio, explosão ou fumaça
Acidentes domésticos envolvendo fogo infelizmente são mais comuns do que imaginamos. Nossas casas possuem muitos objetos inflamáveis, como botijão de gás, fogão, eletrônicos etc. Por isso, o seguro residencial cobre esses incidentes. Além disso, o seguro oferece cobertura para quando sua casa for atingida ou sofrer dano por incêndio em casas vizinhas.
Cobertura para danos elétricos
Que o Brasil é um dos países que mais sofrem com a queda de raios, isso você já sabe, né? É muito comum que alguns aparelhos eletrônicos queimem durante as quedas e os donos saiam no prejuízo. As assistências técnicas não são obrigadas a consertá-los nesses casos (mesmo quando estão na garantia).
Por isso, essa é uma das coberturas do seguro residencial que mais valem a pena. Ela garante a reposição de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimados por queda de raio ou oscilação de energia.
Cobertura para danos climáticos
Outra triste realidade do Brasil são algumas regiões que sofrem bastante com os danos causados pela chuva, especialmente por alagamentos. Além disso, outros fenômenos climáticos – como vendavais e chuvas de granizo – também podem danificar sua residência.
Por isso, vale a pena conferir com a sua seguradora os tipos de coberturas oferecidos para eventos climáticos. Analise com calma, e de acordo com a sua realidade, se vale a pena contratá-las.
As coberturas do seguro residencial compensam?
Vamos avaliar as coberturas do seguro residencial em comparação ao valor da mensalidade do seguro. Podemos afirmar (sem precisar fazer muita conta) que contratar esse seguro vale muito a pena, sim. Hoje em dia, há planos com mensalidades por menos de R$ 50, dá para acreditar?
Além disso, você ainda pode contar com serviços adicionais, como jardineiro, eletricista, encanador etc. Para entender um pouco mais, leia estes outros posts que fizemos sobre o assunto:
Vantagens do seguro residencial
Saiba quando contratar seguro residencial
Você já conhecia todas essas vantagens e coberturas do seguro residencial? Caso esteja considerando contratar o seu ainda neste ano, envie pra gente uma mensagem. Entraremos em contato o mais breve possível.