Sabemos que existem diferentes tipos de plano de saúde, certo? Mas os planos de saúde por adesão ainda não são muito conhecidos pela maioria das pessoas. Por isso, acabam sendo confundidos com os planos empresariais.
Pensando nisso, neste post vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre essa modalidade.
O que são os planos de saúde por adesão?
Os planos de saúde por adesão também são conhecidos como planos coletivos por adesão. Trata-se daqueles destinados a grupos sindicais, entidades de classe ou associações.
Assim, os representantes desses grupos fazem um contrato com a operadora de saúde. A partir disso, os seus filiados também ganham o direito de usufruir do plano.
Há diferença entre os planos de saúde por adesão e os planos de saúde empresariais?
A diferença está na forma de contratação. Os planos empresariais são focados em atender empresas e seus funcionários. Já os planos por adesão são focados em atender pessoas filiadas aos grupos profissionais que citamos anteriormente.
Por que essa modalidade foi criada? Para que esses grupos, nem sempre respaldados por uma empresa privada, também pudessem contar com os benefícios de um plano de saúde. E isso, claro, com preços mais vantajosos do que os de uma contratação individual.
Afinal, quando há um número alto de pessoas interessadas no benefício, as negociações de contrato ficam mais proveitosas. Isso vale não só para a empresa, mas para ambas as partes.
Quanto às características do plano – no que diz respeito a tipos de cobertura, abrangência e mensalidades, por exemplo –, são bastante semelhantes às dos planos empresariais.
Vantagens dos planos de saúde por adesão
Custo-benefício
Quem já usou plano de saúde sabe: é muito vantajoso pagar uma pequena mensalidade por mês e usufruir do atendimento na rede privada. Mas, no Brasil, quase 70% das pessoas que possuem plano hoje contam com o benefício da empresa em que trabalham. Isso justamente por causa do alto custo para manter um plano de saúde individual.
Logo, para quem não trabalha no setor privado, os planos de saúde por adesão se tornam uma opção muito mais vantajosa. Em relação aos planos individuais, financeiramente falando, podem ser até 30% mais baratos. Isso porque o sinistro não é contabilizado por pessoa, mas sim por todos os segurados do contrato.
Reajuste do plano de saúde por adesão
Planos individuais podem sofrer reajustes anuais, desde que estejam de acordo com a determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS). Já nos planos coletivos, como o plano de saúde por adesão, esse reajuste é previsto em contrato. Ele pode variar de acordo com a sinistralidade da carteira.
Mensalidade com co-participação
Falando em valores, há outra vantagem de participar de um plano de saúde coletivo. Neles, a mensalidade pode ser diluída com a coparticipação. Assim, os beneficiários pagam uma mensalidade ainda menor, mas desembolsam uma porcentagem adicional sempre que usarem serviços do plano de saúde.
A carência dos planos de saúde por adesão é menor
Do que se trata a carência do plano de saúde? É o tempo que você deverá aguardar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento. Após a carência, não haverá custos adicionais para você.
Vejamos a legislação de planos de saúde. Há regras específicas para planos individuais ou familiares novos ou adaptados (ou seja, contratados a partir de 2 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei). Eles podem exigir os seguintes períodos de espera para que os beneficiários utilizem determinados serviços:
24 horas:
Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional.
Casos de emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis.
300 dias:
Partos a termo, excluídos os partos prematuros.
24 meses:
Doenças e lesões preexistentes (aquelas que, quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir).
180 dias:
Demais situações.
Os planos de saúde por adesão geralmente têm um período de carência muito menor. Em alguns casos, não há carência. Consulte essa informação antes de fechar a contratação.
Como contratar planos de saúde por adesão?
Vale lembrar: para contratar um plano de saúde por adesão, você precisa se encaixar em um dos grupos citados no início deste texto. São eles: sindicatos, entidades de classe ou associações profissionais.
Geralmente, são considerados aptos à contratação desse serviço:
- funcionários do comércio;
- estudantes matriculados em instituição de ensino infantil, fundamental, médio ou superior;
- professores;
- médicos;
- advogados.
Você se enquadra em um desses grupos? Acesse o site da Família Saúde para encontrar o plano de saúde por adesão ideal para você.