Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estimam-se 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
No mundo, esse é o câncer mais incidente entre as mulheres. Isso equivale a 11,6% de todos os casos de câncer, com um risco de 55 casos para cada 100 mil. Entenda por que o diagnóstico precoce é tão importante.
Outubro Rosa: o diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas
O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama. Isso acaba formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, alguns com desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
Apesar de ser uma doença bastante preocupante, cerca de 95% dos casos diagnosticados no início têm chance de cura. Por isso, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce.
Quais são os fatores de risco da doença?
Geralmente, o câncer de mama costuma afetar mulheres acima dos 35 anos que apresentam um ou mais fatores de risco:
- Histórico familiar, principalmente quando algum parente de primeiro grau já teve a doença.
- Mulheres que tiveram a primeira menstruação precocemente.
- Mulheres que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos.
- Mulheres que não tiveram filhos e que tiveram menopausa considerada tardia (depois dos 50 anos).
- Ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade.
- Inatividade física.
- Exposição à radiação ionizante.
- Tabagismo e consumo de agrotóxicos.
Principais sintomas do câncer de mama
Os principais sintomas do câncer de mama são:
- Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença. Está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Como identificar o câncer de mama?
O autoexame é a melhor maneira de prevenir a ocorrência do câncer de mama. Ele permite o diagnóstico precoce da doença e aumenta a eficácia do tratamento. Esse é o objetivo da campanha do Outubro Rosa: incentivar que as mulheres conheçam seu próprio corpo e criem o hábito de examinar as mamas de maneira preventiva.
Importante:
O autoexame deve ser feito mensalmente a partir dos 20 anos de idade, entre o quarto e o sexto dia após o final da menstruação. Caso identifique algum nódulo na região da mama, axilas ou pescoço – ou perceba alguma alteração na mama –, procure seu ginecologista imediatamente.
O autoexame não dispensa de maneira alguma os exames periódicos que você deve fazer anualmente a pedido do seu ginecologista. Lembrando que a mamografia passa a ser exigida a partir dos 40 anos. Antes disso, só poderá ser realizada por recomendação médica.
Homens também devem se preocupar com esse tipo de câncer
Infelizmente, poucas pessoas sabem que os homens também podem desenvolver câncer de mama, apesar de ser bastante incomum. Dos casos de câncer de mama identificados, 1% é masculino. Ou seja, a cada 100 mulheres diagnosticadas, há um homem com o mesmo problema, segundo dados do Hospital AC Camargo. Isso porque eles também têm glândulas mamárias e produzem estrogênio.
Geralmente, o câncer de mama masculino costuma aparecer depois dos 60 anos. Ele acomete homens que apresentam muitos casos da doença na família.
Conheça um pouco da história do Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa começou nos anos 1990, nos Estados Unidos. Vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou à mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
O laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A entidade o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois dessa iniciativa, o costume permaneceu até os dias atuais.
O câncer de mama é facilmente identificado e tem cura. Por isso, não deixe de realizar o autoexame todos os meses. Além disso, procure seu médico periodicamente para analisar sua saúde a fundo.
Para mais dicas de saúde, continue acompanhando o nosso blog.