Entenda como funciona a coparticipação do plano de saúde
A coparticipação do plano de saúde é um assunto que sempre gera dúvidas – principalmente nas pessoas que ainda não estão acostumadas com essa modalidade de contratação. Apesar disso, ela já está presente em 74% das empresas que oferecem o benefício aos seus funcionários.
Esse é o seu caso? Neste artigo, você vai entender como funciona a coparticipação do plano de saúde. E vai saber também por que essa modalidade pode ser a opção ideal. Afinal, se hoje você precisasse de atendimento médico especializado, haveria um hospital ou uma clínica de qualidade para onde ser encaminhado? Ou você dependeria da sorte de ser bem atendido em um hospital público?
Pensando nesse cenário, muitas pessoas têm recorrido aos planos de saúde particulares. Eles garantem um serviço digno para todos os integrantes da sua família.
O que é coparticipação do plano de saúde?
Muitas pessoas já ouviram o termo coparticipação do plano de saúde. Mas nem todas sabem como essa modalidade de contratação funciona na prática.
Empresas, associações ou sindicatos, ao contratarem uma operadora de serviços de saúde para colaboradores e/ou associados, podem optar pela coparticipação. Ela acontece quando uma porcentagem dos custos gerados pelo uso do plano é repassada aos beneficiários.
Essa é a opção que oferece melhor custo-benefício para contratante e beneficiários. A pessoa jurídica terá um custo mensal reduzido, mas ainda oferecerá um bom plano de saúde para seus colaboradores. Ou seja, com a mesma cobertura de um plano tradicional, a uma mensalidade bem menor do que a convencional.
No nosso blog, explicamos o motivo de os planos de saúde empresariais serem mais baratos. Confira aqui.
Como é cobrada a coparticipação do plano de saúde?
A coparticipação do plano de saúde é cobrada conforme o que foi negociado com a operadora de saúde pelo contratante. De maneira geral, a empresa repassa ao colaborador de 20% a 30% dos valores utilizados no mês pelo beneficiário. Isso além da mensalidade fixa estipulada. Esse teto é o recomendado pela ANS na Resolução Normativa no 389.
Vale destacar: a coparticipação é aplicada a consultas, exames e demais procedimentos a que os beneficiários se submeterem no período vigente. Ela será somada à mensalidade do plano.
O plano de saúde com coparticipação é mais vantajoso para a empresa?
Sabemos que o plano de saúde com coparticipação é muito vantajoso para os colaboradores, que pagarão uma mensalidade quase simbólica. Além disso, só terão um acréscimo de 20% a 30%, referente ao valor utilizado por eles no plano.
Já para empresas, essa opção de contratação precisa ser avaliada com bastante cuidado antes de decidirem se é vantajosa. Um ponto importante deve ser considerado na análise: a ANS só permite que a empresa repasse até 30% do valor dos procedimentos ao colaborador. Portanto, a empresa terá que arcar com os custos adicionais (se por acaso o funcionário extrapolar o uso mensal do plano).
Desse modo, planos de saúde com coparticipação não são uma boa opção para pessoas com doenças crônicas ou preexistentes. Afinal, os custos com a coparticipação podem acabar se tornando bastante elevados.
Como contratar um bom plano de saúde com coparticipação?
Há inúmeras opções de planos de saúde no mercado. Mas, para contratar um bom plano, você precisa ter alguns cuidados, que são:
1# Consultar o site da ANS para verificar se a operadora que você está pensando em contratar consta no ranking de empresas idôneas.
2# Analisar a cobertura do plano e a rede credenciada, certificando-se de que ela é de qualidade e atenderá às suas necessidades.
3# Buscar avaliações de outros clientes em mídias sociais e plataformas de opinião (como o Reclame Aqui) para conferir o que andam falando do plano de saúde.
4# Ler atentamente o contrato e tirar todas as suas dúvidas com o segurador antes de assiná-lo.
No site do Dr. Drauzio Varella, ele traz 10 passos para escolher seu plano de saúde. É um guia bastante prático, que vai ajudar na sua decisão.
Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer as melhores opções de planos de saúde para você? Fale com a Família Saúde!