A pandemia de covid-19 afetou o mundo de várias maneiras, e isso vai muito além dos prejuízos trazidos pelo próprio vírus para a sociedade. A verdade é que os efeitos pós-pandemia prometem ser tão ou ainda mais profundos.
Vamos pensar além dos impactos imediatos no sistema de saúde por causa das complicações da covid-19. É necessário lembrar que as pessoas tiveram que permanecer em casa e evitar a socialização para preservar a própria saúde.
Muitas empresas adotaram o home office como novo modelo de trabalho. Várias delas, inclusive, tornaram essa modalidade permanente – ou seja, mesmo no pós-pandemia, colaboradores permanecerão em suas casas.
Todas essas mudanças e privações tiveram grande influência na rotina de adultos e crianças. Pessoas de várias faixas etárias se viram estressadas, ansiosas, entediadas e deprimidas.
Uma pesquisa da USP mostrou que o Brasil lidera uma lista de 11 países onde mais se sofre com depressão e ansiedade. Entender os principais pontos que causam isso é uma forma de cuidar melhor da mente.
Com isso, decidimos listar algumas dicas que vão ajudar a organizar sua rotina e seus hábitos. Desse modo, você poderá se manter saudável nos períodos de pandemia e de pós-pandemia.
Comece pela alimentação
As pessoas estão fazendo muito mais refeições em casa por causa do trabalho e do estudo remoto. Para manter uma alimentação saudável, as palavras de ordem são: planejamento e organização.
Alimentos in natura são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e vários compostos essenciais para a prevenção de doenças. Isso inclui aquelas que aumentam o risco de complicações da covid-19 – como diabetes, hipertensão e obesidade. Entre esses alimentos, destacamos:
- frutas, legumes e verduras;
- grãos diversos;
- oleaginosas;
- tubérculos e raízes;
- carnes e ovos.
Por isso, separe um momento no fim de semana para comprar alimentos saudáveis. Aliás, considere ainda os perecíveis, que precisam ser comprados em menores quantidades para que não haja desperdício.
Prepare todos os alimentos que puder e separe-os em porções para serem congelados e consumidos ao longo da semana. As folhas devem ser higienizadas e armazenadas totalmente secas na geladeira. Assim, durarão mais tempo, e o consumo delas será muito mais prático no dia a dia.
As frutas também já devem ser higienizadas logo que trazidas do mercado, da feira ou do sacolão. Assim, você pode deixá-las guardadas e prontas para serem consumidas como lanches ou sobremesas.
Movimente o corpo
Praticar atividade física é essencial para manter a saúde em dia. Isso traz inúmeros benefícios, como:
- melhoria da circulação sanguínea;
- fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos;
- manutenção do peso;
- diminuição do risco de doenças cardíacas.
Além disso, movimentar o corpo estimula a produção e a liberação de endorfina, hormônio que promove o bem-estar físico e mental. Com a prática regular de atividades físicas, as pessoas tendem a se sentir mais bem-humoradas, autoconfiantes e relaxadas.
Mantenha a rotina de consultas e exames
O momento mais grave da pandemia já passou com o avanço da vacinação em massa. É recomendado que as pessoas voltem às suas consultas de rotina e façam os exames solicitados pelos médicos. Um acompanhamento mais preciso do seu estado de saúde é essencial para se manter saudável no pós-pandemia.
Por isso, mais importante do que ter um plano de saúde é usufruir dos benefícios que ele proporciona. Se você ainda não possui plano, não deixe para contratar um no momento em que mais estiver precisando.
Na plataforma da Família Saúde, você consegue consultar diversos planos e optar pelo que mais se adequa ao seu perfil. Inclusive, a contratação acontece pelo site, sem precisar do intermédio de um corretor.
Não negligencie a qualidade do seu sono
Pouca gente sabe, mas dormir mal prejudica a saúde tanto quanto ter hábitos notadamente ruins – como beber sem moderação e se alimentar de junk food com frequência.
Um dos efeitos mais imediatos de dormir mal é a diminuição das funções cognitivas. Isso deixa você mais lento, menos alerta, menos preparado para situações de estresse e incapaz de tomar decisões racionais. Além disso, a falta de sono, em longo prazo, aumenta o risco de hipertensão, AVC e infarto. Sem contar que ainda derruba a sua imunidade e o deixa mais propenso a outras doenças.
Por isso, identifique quais fatores estão prejudicando seu sono e elimine-os da sua vida de uma vez por todas. Cuidar do sono será ainda mais importante no pós-pandemia, quando as pessoas voltarão para suas rotinas.
Saúde mental também deve ser prioridade no pós-pandemia
O Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do coronavírus. Esse dado é da pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, citada no começo deste texto. Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e de depressão (59%).
Para proteger sua mente, é preciso que você estabeleça limites claros entre vida pessoal e trabalho. Evitar ficar exposto em excesso às mídias sociais e aos noticiários também é uma prática recomendada.
Além disso, procurar ajuda profissional de um terapeuta é essencial. Ele é quem vai poder orientar e ajudar você nos momentos de maior angústia.
Quer mais dicas sobre saúde? Assine a nossa newsletter e não perca os nossos novos conteúdos.