Como escolher o melhor plano de saúde de acordo com a sua idade?
Um dos melhores investimentos que você pode fazer para se proteger e proteger sua família é contratar um bom plano de saúde. Mas, para ser assertivo na decisão, é preciso entender muito bem como funciona a contratação desse serviço. Quais são os benefícios? Como escolher o melhor plano de saúde conforme a idade do beneficiário?
Essas características vão interferir no tipo de plano contratado e, principalmente, no valor da mensalidade. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a variação da mensalidade pode acontecer por mudança de faixa etária. Contudo, deve ser aplicada somente nas faixas autorizadas.
De maneira geral, compreende-se que, conforme envelhecemos, mais cuidados com a saúde são necessários. Portanto, a utilização do plano é mais recorrente. Entenda a seguir quais são as faixas etárias definidas pela ANS e como elas impactam o valor do plano de saúde.
Faixas de idade para os planos de saúde
Conforme mencionamos, as faixas etárias para correção da mensalidade do plano de saúde variam conforme a data de contratação do plano. Os percentuais precisam estar expressos no contrato. As regras para a aplicação da variação por mudança de faixa etária são as seguintes:
- Planos contratados até 2 de janeiro de 1999 devem seguir o que estiver escrito no contrato.
- Para planos contratados entre 2 de janeiro de 1999 e 1o de janeiro de 2004:
- O Conselho Nacional de Saúde Suplementar (Consu 06/98) determina que o preço da última faixa (70 anos ou mais) poderá ser, no máximo, seis vezes maior que o preço da faixa inicial (0 a 17 anos).
- Beneficiários com mais de 60 anos que participam do contrato há mais de dez anos não podem sofrer variação por mudança de faixa etária.
- Contratos desse período consideram as seguintes faixas etárias:
- 0 a 17 anos.
- 18 a 29 anos.
- 30 a 39 anos.
- 40 a 49 anos.
- 50 a 59 anos.
- 60 a 69 anos.
- 70 anos ou mais.
- Para planos contratados após 1o de janeiro de 2004, a Resolução Normativa (RN) n. 63/2003 determina: o valor fixado para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18 anos).
- A Resolução determina também que a variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não pode ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas.
- De acordo com a Resolução, as faixas etárias consideradas são:
- 0 a 18 anos.
- 19 a 23 anos.
- 24 a 28 anos.
- 29 a 33 anos.
- 34 a 38 anos.
- 39 a 43 anos.
- 44 a 48 anos.
- 49 a 53 anos.
- 54 a 58 anos.
- 59 anos ou mais.
Como escolher o melhor plano de saúde de acordo com a sua idade?
Para escolher o melhor plano de saúde de acordo com a sua idade, você deve levar em consideração:
- o tipo de cobertura contratado;
- a abrangência do seu plano;
- a carência.
Esses três fatores farão toda a diferença nas possibilidades de atendimento. Confira a seguir.
Tipo de cobertura
As coberturas do plano de saúde definem quais procedimentos estão incluídos no seu plano. Ou seja, de acordo com elas, você poderá contar com tais serviços sem precisar pagar nada a mais. Os tipos de cobertura são:
Assistência ambulatorial: essa cobertura dá acesso a consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais.
Hospitalar: a cobertura hospitalar concede ao beneficiário a internação hospitalar, com exceção do parto.
Hospitalar com obstetrícia: para pessoas que estão planejando ter filhos, a cobertura ideal é o plano hospitalar com obstetrícia. Além de cobrir o parto, ainda dá cobertura assistencial ao recém-nascido filho natural ou adotivo do contratante ou de dependentes durante os primeiros 30 dias de vida.
Referência: a cobertura referência engloba assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria ou quarto.
Odontológica: para ter acesso ao atendimento odontológico, os beneficiários devem contratar um plano exclusivo para isso.
Falamos mais detalhadamente sobre os tipos de cobertura dos planos de saúde neste post.
Área de abrangência
A área de abrangência do plano é outro ponto importante a ser levado em consideração. De acordo com ela, você terá acesso a atendimento conveniado em todo o território brasileiro ou apenas na região onde mora. Vale a pena analisar seu estilo de vida e conversar com a operadora do plano para entender os detalhes.
Carência do plano de saúde
A ANS é a instituição que define a carência do plano de saúde. Trata-se do tempo esperado para que você tenha acesso às coberturas previstas no contrato. Para saber a carência dos planos de saúde, acesse.
Rede credenciada
A rede credenciada é outra característica essencial ao contratar um plano de saúde. Ela abrange as clínicas, os laboratórios e os hospitais onde você terá direito a atendimento por meio do plano contratado.
Agora você já tem duas informações indispensáveis para optar por um bom plano: 1) as faixas etárias determinadas pela ANS para alteração de valor da mensalidade do plano de saúde; e 2) quais fatores levar em consideração para escolher o melhor plano de saúde de acordo com a sua idade.
Nesse contexto, procure avaliar também as suas necessidades individuais. Assim, temos certeza de que a sua escolha será muito mais acertada. Ah, e continue acompanhando o nosso blog para mais informações.