Desde a chegada da pandemia, o mundo voltou toda a sua atenção para os cuidados preventivos e o combate à doença. Contudo, o isolamento social e a superlotação dos hospitais acabaram despertando novas preocupações nos órgãos de saúde. Mas como isso se relaciona com a contratação de plano de saúde individual?
O Hospital Albert Einstein revelou que a gravidade dos casos tratados no pronto-atendimento se elevou significativamente durante a pandemia. Isso porque o paciente, mesmo com sintomas agudos, retarda a busca por assistência, por exemplo. Ou então adia o cuidado com doenças crônicas que acabam evoluindo para um quadro de emergência.
Passada a primeira e a segunda ondas de aumento dos casos da covid-19, uma pesquisa da Google Custom Survey indica:
- 35% dos entrevistados determinaram que cuidar da saúde é a principal meta de vida para os próximos anos.
- As buscas no Google por “plano de saúde individual” aumentaram 80% no último ano no estado de São Paulo.
A saúde sempre foi uma preocupação constante entre os brasileiros. Mas a pandemia com certeza elevou a conscientização quanto à prevenção de diversas doenças. Isso explica a busca intensiva pelo plano de saúde individual.
O que é plano de saúde individual?
O plano de saúde individual é um serviço pensado sob medida para quem deseja contar com os benefícios e as coberturas do plano de saúde – mas, é claro, sem esperar que a contratação seja feita por uma empresa ou associação.
Ao contratar um plano de saúde, o titular tem a opção de escolher a modalidade individual ou a familiar. Neste último caso, é possível colocar outras pessoas da família como beneficiárias. Na contratação, o titular do plano de saúde individual pode selecionar aquele que se enquadra em suas necessidades. Portanto, precisa tomar as seguintes decisões:
- Tipo de acomodação: enfermaria ou apartamento.
- Tipo de cobertura: ambulatorial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia, referência. Entenda cada uma dessas coberturas neste post.
- Abrangência: regional ou nacional.
Como contratar plano de saúde individual?
Contratar plano de saúde individual é mais prático e fácil do que você imagina. Contudo, recomendamos que faça esse processo por meio de uma plataforma segura e confiável para evitar cair em golpes.
Na plataforma Família Saúde, por exemplo, o passo a passo da contratação é muito simples:
- Informe o seu CEP e a idade das pessoas que serão cobertas.
- A partir do seu CEP, a plataforma apresentará os produtos com os valores mensais para contratação.
- Você escolhe os planos mais atrativos e se aprofunda nos detalhes de cada produto (carências, rede credenciada, coparticipação etc.).
- Nessa etapa, é a hora de você definir qual plano de saúde escolherá.
- Você informará os dados de cada uma das pessoas beneficiárias e enviará a documentação necessária.
Motivos para contratar plano de saúde individual
Caso ainda esteja se perguntando se deve contratar plano de saúde individual, temos três motivos a serem levados em consideração.
Prevenção de doenças
Você sabia que uma das estratégias para aumentar sua longevidade é realizar o check-up anual? Quando vamos ao médico e fazemos os exames de rotina com a frequência adequada, é possível acompanhar sinais que servem de alerta. Desse modo, tomamos as medidas preventivas para evitarmos certas doenças.
Além disso, é possível detectar também doenças em seu estágio inicial, o que aumenta muito as chances de cura. Contudo, quem depende da saúde pública nem sempre consegue manter a periodicidade de consultas. Aliás, nem sempre consegue fazer todos os exames necessários. Por isso, contratar um plano de saúde individual é essencial.
Custo-benefício
Muitas pessoas consideram a mensalidade do plano de saúde individual muito cara. Mas você já fez as contas de quanto gastaria com consultas e exames de check-up se fosse pagar tudo de forma particular?
Para ter ideia, muitos médicos especialistas cobram cerca de R$ 500,00 por consulta. E exames específicos – como a colonoscopia, por exemplo – podem custar a partir de R$ 800,00 (valor consultado na rede Delboni).
Maior agilidade para os casos de urgência ou emergência
Ter um plano de saúde individual faz toda a diferença em situações de urgência – quando o paciente não apresenta risco iminente de morte, mas pode sofrer complicações. Também é essencial em emergências – quando o paciente necessita de assistência médica imediata, pois a situação implica um risco iminente de morte.
Em ambos os casos, o atendimento ágil e especializado é indispensável para garantir que a saúde do paciente seja restabelecida.
Gostou desse assunto? Para saber mais ou sanar suas dúvidas sobre a contratação, continue acompanhando o nosso blog.