Como contratar plano de saúde familiar e para quem é indicado?
Ter um plano de saúde no Brasil infelizmente é uma necessidade básica. O Sistema Único de Saúde não tem capacidade para atender toda população, isso é fato. Sempre nos deparamos com notícias alarmantes sobre a falta de profissionais, equipamentos e infraestrutura. Quem deseja proteger seus entes queridos precisa contratar plano de saúde familiar.
Crescem dia a dia os casos de gripe, síndromes respiratórias e covid-19 em crianças e idosos. Faltam médicos especializados, especialmente pediatras, nas unidades básicas de saúde. Nesse cenário, contratar plano de saúde familiar tem sido uma opção considerada por muitas famílias.
Segundo a Agência Brasil, neste ano foram registradas 27.302 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses óbitos, 96,4% foram causados pela covid-19. Entre os 27 estados, 17 apresentaram indícios de crescimento da doença para os próximos meses. Por isso, as autoridades alertam a população para redobrar os cuidados preventivos.
Caso você queira proteger sua família e garantir atendimento na rede de saúde, confira a seguir algumas informações importantes para contratar plano de saúde familiar.
O que é o plano de saúde familiar?
O plano de saúde familiar é a modalidade que possibilita que o titular inclua seus dependentes. Assim, todos se beneficiam dos serviços do plano. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prevê que os dependentes se enquadrem nas seguintes categorias:
- Parentes de 1o a 3o grau consanguíneos.
- Cônjuge ou companheiro.
- Parentes até 2o grau por afinidade.
Os parentes de 1o a 3o grau consanguíneos são pais, filhos, sobrinhos, netos e avós. Entretanto, essa regra costuma variar entre as seguradoras. Algumas garantem o plano apenas para os parentes de 1o grau consanguíneos, ou seja, pais e filhos.
Para quem o plano de saúde familiar é indicado?
O plano de saúde familiar é indicado para recém-casados – especialmente aqueles que pretendem ter filhos. Também é recomendado para famílias com crianças e idosos.
Tipos de plano de saúde familiar
Ao contratar plano de saúde familiar, você deve decidir o tipo de plano e as coberturas que ele terá. Para tomar a melhor decisão, avalie o perfil da sua família, as principais necessidades e os planos futuros. Assim, contará com o plano de saúde em diversas situações e momentos da sua vida.
Plano de saúde ambulatorial
O plano de saúde ambulatorial é o tipo mais básico, porém oferece uma boa cobertura para toda a família. Nele estão previstos:
- consultas ilimitadas em ambulatórios e consultórios;
- procedimentos e exames ambulatoriais, incluindo os realizados em clínicas e consultórios;
- procedimentos e atendimentos urgentes nas primeiras 12 horas em ambulatório;
- procedimentos especiais, como hemodiálises, diálises, quimioterapias, hemoterapia e radioterapia.
Plano de saúde hospitalar
Além dos procedimentos acima, o plano de saúde hospitalar também garante internações hospitalares ilimitadas, incluindo UTI. Esse tipo de plano ainda oferece cobertura para:
- exames e tratamentos mais complexos, como quimioterapia, anestesia, salas cirúrgicas, transfusões e materiais utilizados no período da internação;
- todos os exames complementares feitos durante a internação hospitalar, além de procedimentos em hemodinâmica;
- outros procedimentos especiais realizados em regime hospitalar.
Plano de saúde hospitalar com cobertura obstétrica
Pouca gente sabe disso, mas os planos de saúde hospitalares não são obrigados a cobrir os partos. Para ter acesso a esse serviço, você precisa contratar um plano de saúde hospitalar com cobertura obstétrica.
O interessante desse plano é que, além de cobrir todo o pré-natal, ainda presta assistência ao recém-nascido em seus 30 primeiros dias de vida.
Plano de saúde referencial
Esse é o tipo mais completo e está entre os melhores planos de saúde. Oferece cobertura para todos os procedimentos cirúrgicos e clínicos, assim como para atendimentos de emergência e urgência. Além disso, todos os exames são cobertos – portanto, é o tipo ideal para quem deseja contar com o plano em longo prazo e para qualquer situação.
Como contratar plano de saúde familiar?
Contratar plano de saúde familiar é muito mais simples do que você imagina. A seguir, confira o passo a passo:
- Acesse a plataforma Família Saúde.
- Informe a sua necessidade (qual tipo de plano deseja contratar).
- Insira o seu CEP.
- Informe a idade de cada beneficiário.
- Aponte quais tipos de cobertura e de acomodação você deseja.
- Selecione as operadoras de sua preferência.
- Conheça os detalhes de cada seguradora que você considera contratar.
- Informe seus dados.
- Envie os documentos necessários para a adesão ao plano de saúde.
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade, e pronto! Você terá contratado o seu plano de saúde.
Caso queira saber mais sobre planos de saúde, confira outros posts no nosso blog ou entre em contato com a nossa equipe.