A pandemia de covid-19 chegou ao Brasil em 2020 e mudou completamente a rotina de muitas pessoas. Além de ter de lidar com o até então desconhecido vírus, muitos precisaram encarar a perda de entes queridos. E ainda enfrentaram a crise econômica e a sobrecarga de tarefas no trabalho e em casa.
Em 2021, as coisas não foram muito diferentes. Todos os fatores anteriores contribuíram para o aumento de doenças físicas e mentais. Por isso, decidimos trazer 7 dicas para manter sua saúde em dia em 2022.
7 dicas para manter sua saúde em dia em 2022
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciam que os transtornos mentais mais comuns no Brasil são ansiedade e depressão. Estas afligem 20 milhões e 12 milhões de pessoas, respectivamente. Isso nos coloca em 1o lugar entre os países mais ansiosos do mundo e em 5o lugar em número de pessoas depressivas.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) apontou um aumento significativo das doenças que afetam a coluna. Esse crescimento é devido ao trabalho remoto durante a pandemia. A partir desses dados, trazemos algumas sugestões para você incluir na sua rotina e manter sua saúde em dia.
Faça o check-up anual
Por causa da correria, muitas pessoas acabam negligenciando a saúde e sempre deixam consultas e exames para “depois”. Contudo, uma das maneiras mais eficazes de manter sua saúde em dia é justamente por meio dos exames preventivos realizados anualmente. Para saber mais sobre quais exames de rotina fazem parte do check-up, confira este post.
Tenha uma alimentação mais saudável
A rotina corrida também faz com que, muitas vezes, escolhamos refeições mais rápidas e práticas. Por falta de planejamento, acabamos recorrendo aos aplicativos de delivery (que nem sempre oferecem as melhores opções para a nossa saúde).
Em 2022, faça um planejamento alimentar para criar o hábito de frequentar a feira do seu bairro semanalmente. Garanta que não faltem frutas, legumes e verduras frescos na geladeira. Quando for pedir alguma refeição no delivery, dê preferência aos restaurantes que servem comida “de verdade” (arroz, feijão, proteína, salada etc.).
Beba mais água
Nosso corpo é constituído por 70% de água, aproximadamente. Por isso, repor esse líquido diariamente é importante para garantir o bom funcionamento do nosso organismo. Entre as principais funções da água no nosso corpo, estão:
- o transporte de nutrientes e de oxigênio através das células;
- a regulação da temperatura do corpo;
- o equilíbrio do nosso metabolismo;
- a proteção e a hidratação das nossas articulações e células.
Cuide da qualidade do sono
Muitos estudos apontam que não dormir o suficiente influencia:
- na falta de libido;
- no ganho de peso;
- na pressão alta;
- no sistema imunológico enfraquecido;
- nas alterações de humor;
- na depressão;
- no aumento do risco de alguns tipos de câncer, diabetes, derrame e doenças cardiovasculares.
Por isso, na sua casa, você deve criar uma rotina que priorize o sono. Adote hábitos que contribuam para o descanso completo durante a noite. Saiba como fazer a higiene do sono para dormir melhor.
Faça atividades físicas
A atividade física ajuda a regular a saúde. Assim como um bom sono, previne doenças cardiovasculares, derrames, diabetes e diversos tipos de câncer. Além dos benefícios físicos, praticar exercícios diariamente também amplia:
- a sensação de bem-estar;
- o equilíbrio emocional;
- a capacidade de concentração;
- a qualidade do sono.
Conheça outros benefícios das atividades físicas aqui.
Reserve tempo para o lazer
Todo ser humano precisa de lazer para relaxar, se divertir e descansar a mente. Estipular um tempo para o lazer é manter o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Trata-se de uma forma de evitar que as tarefas do dia a dia sobrecarreguem e causem estresse e ansiedade.
Comece a terapia
Como vimos no início deste post, o Brasil está entre os países com mais pessoas afetadas por problemas de saúde mental. O estresse e a ansiedade, quando não tratados, podem evoluir para quadros mais graves – como a depressão ou a síndrome do pânico, por exemplo.
Portanto, nosso conselho é: você não precisa aguentar tudo sozinho, nem esperar chegar a um quadro grave para procurar ajuda. Quanto antes fizer, melhor para você e para a sua saúde.
Para manter a saúde em 2022, coloque-se como prioridade, pois sem saúde não somos nada. Compartilhe este texto com quem precisa dar um pouco mais de atenção a essa área da vida para termos um ano mais saudável.