7 coisas para pensar antes de contratar um plano de saúde
Todo mundo acompanha diariamente as notícias sobre a precariedade da saúde pública no Brasil. Por isso, contratar um plano de saúde tem se tornado cada vez mais a prioridade das famílias brasileiras. Com saúde não se brinca, e nunca sabemos quando precisaremos de um atendimento especializado.
Você ainda não tem um plano de saúde, mas está pesquisando sobre o assunto? Então não contrate o serviço antes de ler este post até o final. Confira, a seguir, 7 coisas para pensar antes de contratar um plano de saúde.
1) Entenda o perfil do plano de saúde que você está prestes a contratar
Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas pessoas contratam planos de saúde sem saber informações básicas. Por exemplo, o tipo de plano de saúde que estão contratando e quais as diferenças de outros tipos disponíveis.
Há basicamente dois tipos de plano de saúde: o individual/familiar e o coletivo/empresarial. Hoje em dia, é muito mais comum que as pessoas contratem os planos coletivos por adesão. Esses planos são feitos por meio de entidades de classe (grupos de profissionais, como advogados e comerciários, por exemplo). Isso porque o valor é muito mais atrativo do que o dos planos individuais.
2) Confira e avalie a cobertura do plano de saúde no qual você tem interesse
Você é uma pessoa que viaja com certa frequência? O ideal é que seu plano de saúde tenha uma cobertura de abrangência nacional. Ou seja, você pode utilizá-lo em qualquer estado brasileiro. Supondo que esse não seja o seu caso, você pode optar por um plano de abrangência regional. Essa modalidade oferece valores reduzidos em relação à de abrangência nacional.
É importante ressaltar o que acontece se o plano não conseguir prestar o serviço ao consumidor, mesmo na abrangência regional. Nesses casos, as operadoras devem arcar com os custos em outra localidade (incluindo as despesas de deslocamento).
Solicite agora mesmo um orçamento para fazer essa comparação.
3) Atente-se ao contrato
Antes de contratar plano de saúde, você deve sempre ler o contrato por completo. Assegure-se de que todas as informações – referentes à carência, à cobertura, aos benefícios, ao reajuste, etc. – estejam descritas ali.
Outra dica importante: solicite uma cópia do contrato e também uma relação atualizada de todos os prestadores credenciados.
4) Sobre a possibilidade de pedir portabilidade
Por meio da portabilidade, é possível mudar de plano sem novas carências. Hoje em dia, é permitido fazer essa migração se você for beneficiário de um plano individual/familiar ou de um plano coletivo por adesão/empresarial.
Outro elemento ao qual o consumidor deve atentar-se antes de solicitar a portabilidade: é necessário estar há pelo menos dois anos com o plano atual.
5) Avalie se o tipo de cobertura atende suas necessidades
Antes de contratar plano de saúde, uma das coisas mais importantes que você deve avaliar é o tipo de cobertura. Ele atende às suas necessidades? Está de acordo com o seu planejamento futuro (como engravidar, por exemplo)?
As principais coberturas são a ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológica. No site da ANS, há uma lista de consultas, exames e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer (conforme cada tipo). Não deixe de consultar sempre que necessário.
6) A carência do plano de saúde
Todos os planos de saúde têm as seguintes carências:
- 24 horas para urgência e emergência;
- 180 dias para internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade;
- 300 dias para parto.
A operadora pode exigir prazos menores, mas isso deve ser garantido por escrito em contrato – conforme mencionamos no item 3 deste artigo. Se você tiver outro plano de saúde e conseguir fazer a portabilidade, não terá que aguardar os prazos para os procedimentos citados.
7) Atenção ao reajuste por idade
O reajuste por idade acontece de acordo com as faixas definidas pela ANS (que você pode conferir aqui). Desse modo, as empresas de plano de saúde podem, sim, promover reajustes no valor quando o consumidor muda de faixa.
Seguindo todas essas orientações, não tem como errar na hora de contratar plano de saúde. Gostou das dicas? Para saber mais sobre planos de saúde, fique ligado no nosso blog. Se quiser esclarecer suas dúvidas, fale com a Família Saúde!