5 vantagens da telemedicina! Saiba aqui!
A pandemia de covid-19 impulsionou a telemedicina de uma maneira nunca vista antes. Mas você sabia que a modalidade de atendimento remoto já foi utilizada nas duas Guerras Mundiais? Isso evidencia que as vantagens da telemedicina não são tão recentes quanto imaginamos.
Isso mesmo, há indícios da utilização de alguns recursos de telemedicina nesse período crítico da história. Os profissionais de saúde utilizavam o rádio para se conectar com outros médicos que estavam distantes. Além disso, também o empregavam para fazer o monitoramento dos sinais vitais de soldados.
As vantagens da telemedicina e a sua consolidação como uma área da
medicina se destacaram a partir da década de 1990. Isso se deve particularmente à popularização dos computadores e da internet.
O que é telemedicina?
Ao contrário do que pode parecer, a telemedicina não se resume apenas às consultas on-line. Mas então o que é a telemedicina, afinal? Esse é um conceito amplo e que abrange a colaboração entre equipes médicas de diferentes regiões e até países.
Portanto, além da prestação de serviços aos pacientes, a telemedicina também se estende às reuniões de equipes multidisciplinares. Estas ocorrem a fim de viabilizar:
- a tomada de decisão nos tratamentos;
- os treinamentos de profissionais de saúde;
- a divulgação de novos protocolos clínicos;
- as teleconsultas.
Vale destacar que a telemedicina vem sendo muito bem aplicada nas atividades educacionais e de atualização dos profissionais da saúde. Como exemplos, podemos citar cursos, palestras e fóruns de discussão. Pesquisadores apontam que essa modalidade veio para ficar, mas que teve maior evolução no setor privado de saúde. Saiba mais aqui.
A telemedicina no Brasil
No Brasil, as primeiras experiências com a telemedicina também aconteceram nos anos 1990. Mas apenas em 2002 surgiram as regulamentações iniciais para a aplicação dessa modalidade.
Apenas com a chegada da pandemia, em 2020, a telemedicina ganhou uma enorme relevância e necessidade. Teve então sua regulamentação revista e liberada por meio da Lei no 13.989/2020.
Vantagens da telemedicina
Consultas com especialistas a qualquer hora, todos os dias da semana e sem a necessidade de deslocamento até um consultório. Essas são algumas das vantagens da telemedicina. Saiba mais detalhes sobre essa modalidade a seguir:
Democratização do acesso aos serviços de saúde
Com a telemedicina, muitas pessoas que vivem em regiões mais remotas também conseguem receber atendimento médico. Essa assistência é prestada de um jeito mais rápido e sem precisar sair de casa.
Atendimento disponível 24h por dia
Sabemos que, com a correria do dia a dia, muitas vezes é difícil parar, mesmo para ir ao médico. Contudo, uma das vantagens da telemedicina é que você pode ser atendido fora do horário convencional. Ou seja, agora não tem mais desculpa para deixar suas consultas de rotina para lá.
O deslocamento não é mais necessário para casos mais simples
Falando em consultas de rotina, quantas vezes você já deixou de levar para o médico os resultados dos seus exames? Foi por falta de tempo? Ou até mesmo por preguiça? Com a possibilidade de atendimento remoto da telemedicina, você pode fazer o seu atendimento completo.
Outro benefício é que você não precisa se deslocar para atendimentos mais simples. Isso também evita que você tenha contato com pessoas infectadas em hospitais (em especial, em momentos de grandes epidemias virais).
Redução dos custos das consultas
Na telemedicina, há uma grande redução de custos com locação de espaço, impressões e outros insumos. Os laudos são digitais, e os médicos podem atender de qualquer lugar (desde que disponham de conexão com a internet). Portanto, é bastante viável que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de serviço a um preço mais baixo.
Combate à diabetes
O Brasil é um dos países que mais sofrem os malefícios da diabetes. São mais de 16 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos com a doença. Mas a telemedicina ajuda no acompanhamento mais próximo desses pacientes, que precisam mudar diversos hábitos para terem qualidade de vida.
Em matéria publicada no site Valor Econômico, a nutricionista Fernanda Bezerra afirma: “A telemedicina de certa forma facilitou o acompanhamento do paciente diabético, na medida em que é possível a troca de informações e dúvidas, com os profissionais de saúde (para um bom controle de glicemia), sem que seja necessário o deslocamento para uma clínica ou hospital e/ou uma espera maior até conseguir uma próxima consulta”.
Quer saber mais sobre essa pauta? Entenda como é feita a consulta por telemedicina neste post e continue acompanhando o nosso blog.
Contrate a telemedicina da Família Saúde e aproveite agora mesmo todos os benefícios e vantagens dessa solução para a sua saúde. Contrate aqui.