5 razões para contratar seu plano de saúde antes dos 35 anos!
Nos dias atuais, um plano de saúde deve ser uma das prioridades das pessoas que querem cuidar da saúde. Imagine fazer exames e ter acesso a procedimentos médicos com mais facilidade, agilidade e conforto, sem depender do sistema público de saúde. Um alívio, né?
Isso se confirma pela pesquisa da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios. O estudo apontou que o número de brasileiros preocupados em ter um plano de saúde aumentou em 81% durante a pandemia. Parte desse interesse foi incentivada pelo colapso no SUS (Sistema Único de Saúde) – que já atua em sua capacidade máxima de atendimento há muito tempo.
Além disso, temos mais cinco razões pelas quais você deve fazer o seu plano de saúde antes dos 35 anos.
Valores mais acessíveis
Os planos de saúde tendem a ficar mais caros conforme as pessoas envelhecem. Isso porque a necessidade de consultar médicos e de fazer exames específicos aumenta constantemente.
Contudo, a variação da mensalidade de acordo com a idade do beneficiário somente pode ser aplicada nas faixas autorizadas – conforme a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Confira abaixo as faixas etárias que acarretarão alterações na mensalidade do seu plano de saúde:
- 0 a 18 anos.
- 19 a 23 anos.
- 24 a 28 anos.
- 29 a 33 anos.
- 34 a 38 anos.
- 39 a 43 anos.
- 44 a 48 anos.
- 49 a 53 anos.
- 54 a 58 anos.
- 59 anos ou mais.
A Resolução Normativa no 63, publicada pela ANS em dezembro de 2003, determina:
- O valor fixado para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18).
- A variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não pode ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas.
Prevenção de doenças
A partir dos 30 anos, homens e mulheres devem redobrar a atenção com a saúde. A intenção é prevenir algumas doenças que podem surgir após atingirem essa faixa etária.
Saúde da mulher
As mulheres devem ficar atentas a doenças como câncer de mama, mioma uterino, candidíase e osteoporose. Elas podem ser prevenidas por meio de um estilo de vida mais saudável, em primeiro lugar. E há ainda exames preventivos que ajudam a identificar qualquer sinal de anormalidade na saúde. Os exames essenciais para a saúde da mulher são:
- mamografia;
- papanicolau;
- eletrocardiograma;
- glicemia, colesterol e triglicerídeos;
- ultrassonografia da tireóide e TSH, T3 e T4.
Saúde do homem
Os homens têm a fama de não cuidar muito bem da saúde. Por isso, muitas vezes perdem a vida subitamente para doenças que poderiam ser evitadas. São elas:
- doenças cardiovasculares;
- tumor de testículo;
- câncer de próstata;
- disfunção erétil.
Logo, contratar um plano de saúde antes dos 35 anos é decisivo. Comece a cuidar da saúde antes que essas doenças roubem sua qualidade de vida.
Carência do plano de saúde
A regulamentação dos planos de saúde permite que eles tenham carência para os procedimentos abaixo:
- Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional; emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis: 24 horas.
- Partos a termo, excluídos os partos prematuros: 300 dias.
- Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir): 24 meses.
- Demais situações: 180 dias.
Esses são limites máximos de tempo. A operadora de planos de saúde pode exigir no contrato um tempo de carência menor que o previsto na legislação – nunca um período maior que esse. Mesmo assim, o ideal é que você contrate um plano de saúde quando estiver com a saúde em dia. Não espere até precisar usá-lo com urgência.
Planejamento financeiro
Na faixa dos 30 anos, geralmente as pessoas estão mais dispostas a gastar com experiências como viagens e restaurantes. Mas um plano de saúde também deve entrar no orçamento.
Afinal, é sempre melhor investir em saúde do que gastar com doenças. Então, quanto antes você começar a priorizar esse assunto, maior sua longevidade – e muito mais tranquila sua vida, com bem-estar e conforto.
Ampliação familiar
Hoje em dia, é comum que muitas famílias deixem para ter filhos mais tarde. Assim, podem priorizar outros projetos pessoais. Logo, se você está pensando em ampliar a família, contratar um plano de saúde com cobertura obstétrica deve fazer parte do seu planejamento. A gravidez toda será assistida por uma equipe especializada, e todos os exames se realizarão sem dificuldades.
Quer saber mais sobre os tipos de planos de saúde existentes? Confira mais posts no nosso blog.