Atualmente, há mais de 15,5 milhões de empresas de pequeno porte no Brasil. As chamadas PME representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Esses dados são do estudo “Participação das MPE na economia nacional e regional”, elaborado pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ou seja, um ótimo cenário para os planos de saúde PME.
Mas o crescimento dessas empresas não para por aí. Os pequenos negócios são os responsáveis pela geração de renda de pelo menos 70% dos brasileiros ocupados no setor privado.
É inegável o avanço do empreendedorismo no país, certo? Por isso, desde janeiro de 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi além das pequenas empresas. Ela determinou que pessoas que exercem atividade empresarial individual (MEI) também podem contratar planos de saúde PME.
Conheça as vantagens dos planos de saúde PME
Vejamos a pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Segundo o estudo, ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo de consumo do brasileiro.
Não é à toa que diferentes pesquisas do segmento de recursos humanos apontam a mesma tendência. O plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos funcionários ao ingressar em uma empresa.
Por isso, pequenos empresários devem investir nesse tipo de benefício. Ele atrai e retém talentos em seus negócios. Outras vantagens para o seu negócio ao contratar planos PME são:
Mensalidades mais atrativas
Os planos de saúde PME costumam ter mensalidades até 30% mais baratas do que os planos individuais. Isso é por causa das condições especiais para as pequenas empresas.
Dedução no Imposto de Renda
Essa é outra vantagem de contratar um plano de saúde PME. Há a possibilidade de incluir o valor pago na declaração do Imposto de Renda e fazer a dedução dos valores pagos. Para isso, basta que o contrato esteja vinculado ao seu CPF.
Inclusão de dependentes
Sabemos que você e seus funcionários são incluídos como beneficiários dos planos. Mas você poderá incluir também outros dependentes – como cônjuge, filhos e parentes até terceiro grau.
Possibilidade de coparticipação
Os planos de saúde PME podem ser contratados na modalidade de coparticipação. É quando os funcionários pagam uma porcentagem extra ao utilizarem os recursos oferecidos pelo plano.
Valorização da sua empresa no mercado
Como vimos anteriormente, os planos de saúde são muito valorizados pelos brasileiros. Oferecer esse tipo de benefício para seus funcionários será um grande diferencial para a sua empresa se destacar e ser reconhecida no mercado.
Como contratar planos de saúde PME?
Para não restar dúvidas: os planos de saúde PME são aqueles destinados às empresas de pequeno porte – ou seja, aquelas que possuem até 29 funcionários.
Os MEIs têm a possibilidade de contratar a modalidade de plano de saúde MEI. Nesse caso, as regras são:
- ter 2 beneficiários;
- estar com um CNPJ ativo há mais de 6 meses.
Na plataforma da Família Saúde, você encontra diversas soluções e parceiros que atendem diferentes necessidades. E, o melhor, sem precisar da intermediação de um corretor.
Basta acessar o site e informar as características da sua empresa, que nós fazemos uma busca inteligente para você.
6 dicas para não errar na escolha do plano de saúde PME
1. Avaliação da ANS
A ANS é o órgão que regula a atuação dos planos de saúde. Por isso, antes de contratar um serviço, consulte a situação da empresa no site da agência. Verifique se ela se encontra com todos os compromissos em dia.
2. Reclame Aqui
Faça uma pesquisa nos sites de opinião (como o Reclame Aqui) para analisar os tipos de reclamações postadas ali. Atente também para o modo como a empresa dá andamento às tratativas.
3. Rede credenciada
Ao contratar um plano de saúde, é importante verificar quais hospitais, clínicas e laboratórios fazem parte da rede credenciada. Além disso, tem se tornado muito comum que as empresas de saúde ofereçam redes próprias de atendimento aos beneficiários. Então, faça uma pesquisa mais aprofundada para saber se esses serviços atenderão às suas expectativas.
4. Tipos de cobertura
Há diferentes tipos de cobertura disponíveis nos planos de saúde:
- Ambulatorial.
- Hospitalar (com ou sem obstetrícia).
- Referência.
- Odontológico.
Essa qualificação é bastante importante e interfere diretamente no preço final do plano contratado.
5. Abrangência do plano
Outro fator que influencia diretamente no preço do plano de saúde é a abrangência. Ou seja, se ele é nacional ou regional.
Isso significa que ele poderá ser aceito em todo território brasileiro (caso tenha abrangência nacional); ou apenas na região do contratante (na cidade onde a empresa contratou o plano).
6. Atente ao contrato
Lembre-se: características do plano, regras de carência, renovação de contrato, reajuste de preço, entre outros detalhes – tudo isso deve estar descrito no contrato. Por isso, certifique-se de lê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas antes da assinatura final.
Não deixe de acompanhar o nosso blog e saiba mais sobre os planos de saúde PME.