Com a pandemia de covid-19, muitas pessoas necessitaram de atendimentos médicos urgentes. Era de se esperar, então, que a procura por planos de saúde aumentasse – inclusive no caso de planos de saúde PME, contratados por empresas.
No período de outubro de 2019 a outubro de 2020, cerca de 220 mil novos beneficiários aderiram a algum plano de saúde. Isso totalizou mais de 47,2 milhões de pessoas com cobertura no país.
Esse número mostra o quanto a população vem se preocupando cada vez mais com a saúde.
A seguir confira as informações sobre plano de saúde PME e entenda melhor como funciona.
O que é plano de saúde PME?
O plano de saúde PME é aquele destinado às empresas. Por serem contratados em grandes quantidades, esses planos oferecem benefícios específicos; assim, apenas CNPJs podem aderir a eles. Diferentemente, os planos individuais são aqueles destinados a contratantes com um CPF.
Há ainda a modalidade de planos de saúde MEI, destinados ao Microempreendedor Individual. Ela oferece ao microempreendedor mais acesso a serviços médicos na rede privada. Isto é, a mesma qualidade de um plano individual, mas com preço até 35% menor.
Como funciona o plano de saúde PME?
Os planos de saúde empresariais possuem normas regidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Elas visam garantir que os contratantes tenham cobertura para atendimentos em clínicas, hospitais e laboratórios.
Os beneficiários dos planos de saúde PME são os colaboradores da empresa contratante e seus dependentes diretos. Além deles, sócios, estagiários ou colaboradores aposentados também podem ter direito ao benefício, dependendo do tipo de negociação.
Como é cobrado o plano de saúde PME?
No plano de saúde PME, a empresa contratante arca com uma porcentagem do serviço contratado. Os colaboradores pagam outra parte em forma de mensalidade e/ou coparticipação. Ou seja, pagam uma taxa adicional quando usam os serviços do plano de saúde.
Geralmente, as empresas que oferecem esse benefício aos colaboradores desenvolvem uma política de desconto. Assim, definem como a cobrança será repassada a eles. Por isso, é muito importante ter regras muito bem explicadas se o colaborador decidir pela adesão.
Como é a cobertura do plano de saúde PME?
O plano de saúde PME é muito parecido com o plano de saúde individual. Portanto, a cobertura funciona da mesma forma para consultas, exames e tratamentos – de acordo com o que a ANS estipula como cobertura obrigatória.
É importante ficar atento ao tipo de plano contratado, pois a cobertura pode variar bastante de acordo com esse fator. Por exemplo, há planos que não oferecem internações em apartamento, sendo apenas coberta a internação ambulatorial. Há ainda casos em que tratamentos e procedimentos mais complexos também não são cobertos pelo plano.
Antes de decidir aderir ao plano de saúde oferecido pela empresa, procure conhecer detalhadamente os diferentes procedimentos e tratamentos cobertos.
Como é a carência para o plano de saúde PME?
De maneira geral, os planos de saúde empresariais também têm carência para alguns serviços. Mas isso vai depender do contrato acordado entre a empresa contratante e a contratada.
Segundo as normas da ANS sobre a carência para os planos de saúde empresariais para até 30 colaboradores, ficam estipulados:
- 300 dias para partos;
- 180 dias para procedimentos terapêuticos, exames complexos, cirurgias e internações;
- 30 dias para consultas e exames básicos;
- 24 horas para urgências e emergências.
Quais as vantagens do plano de saúde PME?
A princípio, pode parecer que apenas os colaboradores são beneficiados pelo plano de saúde PME oferecido pela empresa em que trabalham. Eles passam a ter acesso a serviços de saúde mais completos do que quando contratados individualmente. E, o melhor, por um preço bem mais baixo.
Mas muitas empresas já perceberam que o retorno para os negócios também pode ser vantajoso, pois:
- quando funcionários têm um bom plano e cuidam da saúde com periodicidade, há redução considerável na taxa de afastamentos, faltas e turnover;
- relacionado ao ponto anterior, há também uma diminuição dos problemas de saúde das equipes, pois exames e consultas periódicas estão sempre em dia;
- colaboradores satisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa tendem a ser muito mais produtivos e felizes no ambiente de trabalho;
- funcionários satisfeitos e felizes contribuem para um bom clima organizacional;
- a empresa fica bem vista no mercado de trabalho, o que ajuda bastante na captação e retenção de talentos;
- oferecer esse benefício aos colaboradores faz com que a empresa consiga abater impostos.
Quer saber como contratar o melhor plano de saúde PME? Entre em contato com a Família Saúde.