A busca por um plano de saúde que seja barato e ofereça uma boa cobertura não é tarefa fácil. Planos individuais tendem a custar um valor alto e muitas vezes não são acessíveis para a maioria das pessoas. Por isso, aderir ao plano de saúde para empresas pode ser a opção mais vantajosa.
Você sabe qual é a principal diferença entre o plano de saúde individual e o plano de saúde para empresas? O primeiro é de livre adesão, ou seja, qualquer pessoa consegue contratar. O segundo é específico para empresas e, portanto, só pode ser contratado por um CNPJ.
O plano de saúde para empresas tende a ser mais barato para o beneficiário. Isso por causa do grande volume de adesões e do maior poder de negociação com as operadoras.
Como aderir ao plano de saúde para empresas?
Para aderir a um plano de saúde para empresas, você precisa estar trabalhando em uma empresa que ofereça esse benefício. Assim que o funcionário é contratado, o departamento de recursos humanos oferece a adesão.
E quanto aos funcionários antigos que decidem aderir ao plano posteriormente? Eles precisam checar com o departamento responsável a possibilidade de inclusão de novos beneficiários no plano de saúde empresarial.
Sabemos que esse é um benefício oferecido pela empresa. Mas é importante ter em mente que o funcionário pode pagar algum valor para contribuir com mensalidade e que isso depende da modalidade contratada. Por exemplo:
- Modalidade 1: Empresa paga o valor total do plano de saúde para todos os titulares e para um dependente.
- Modalidade 2: A empresa paga o valor total dos titulares, e os dependentes ficam por conta do beneficiário.
- Modalidade 3: O plano para os titulares é pago parcialmente pela empresa.
- Modalidade 4: O contrato do plano é feito apenas para os colaboradores que estejam dispostos a arcar com seus custos (e a empresa não paga nada por isso).
Então, antes de aderir ao plano de saúde para empresas, informe-se sobre a modalidade oferecida. Avalie os custos e, assim, decida se vale a pena para você.
Plano de saúde para empresas: todo mundo sai ganhando
Os planos de saúde para empresas são muito vantajosos para os colaboradores. Mas também trazem vários benefícios para as empresas que aderem a eles, e é disso que vamos falar a seguir.
Cobertura e inclusão de dependentes
Além de não ter carência, o plano de saúde para empresas costuma oferecer uma excelente cobertura. Ela pode abranger:
- Consultas.
- Exames.
- Internações.
- Cirurgias.
- Quimioterapia.
- Hemodiálise.
- Partos.
Alguns deles oferecem também também uma extensão odontológica. Além do mais, esse tipo de plano possibilita a inclusão de dependentes de até 3o grau – por um custo muitas vezes mais acessível do que o dos planos individuais.
Atração e retenção de talentos
A pesquisa realizada pela Catho confirma: para mais de 70% dos candidatos a uma vaga, o plano de saúde é um fator decisivo para decidir se aceitam a proposta de uma empresa. Logo, empresas que oferecem bons planos de saúde a seus funcionários certamente conseguem atrair os melhores profissionais.
Além disso, esse benefício também é uma ótima ferramenta de retenção de talentos. Ele mostra que a empresa se interessa pelo bem-estar de seus colaboradores e preza pela qualidade de vida deles.
Mais produtividade e menor taxa de ausência no trabalho
Um estudo da Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média:
- 31% mais produtivo.
- Três vezes mais criativo.
- E vende 37% a mais em comparação aos outros.
Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, a evitar acidentes no trabalho e a reduzir desperdícios. Esse tópico está muito relacionado ao anterior, pois funcionários satisfeitos e felizes não faltam ao trabalho sem motivo justificável. E entregam os melhores resultados. Isso impacta diretamente na lucratividade da empresa no fim do mês.
Confira outras dicas para ter uma equipe mais motivada aqui.
Menos impostos para a empresa
Empresas que oferecem plano de saúde aos seus colaboradores podem utilizar os incentivos fiscais para reduzir os impostos (que não são poucos).
O Imposto de Renda, por exemplo, permite que funcionário e empresa utilizem-no em suas declarações – fazendo o desconto direto e beneficiando todos os envolvidos. Essa é ou não é uma boa vantagem?
Você não pode aderir a um plano de saúde para empresas? Aproveite que muitas operadoras lançaram pacotes mais enxutos e financeiramente atrativos durante a pandemia. Para saber mais, confira a matéria.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre planos de saúde? Continue acompanhando nossos conteúdos! Conheça a Família Saúde!