A maioria das empresas brasileiras oferece plano de saúde para seus funcionários. Esse benefício é muito valorizado no mercado de trabalho, e assim a companhia mantém sua competitividade e seus melhores talentos. Além disso, o plano de saúde PME vale a pena por suas outras vantagens, como o abatimento no Imposto de Renda.
Ao contrário do que pode parecer, não só as grandes empresas conseguem oferecer esse tipo de benefício. Há uma modalidade de seguro voltada para empresas de pequeno e médio porte também. Por isso, vamos explicar se o plano de saúde PME vale a pena e como você pode adquiri-lo para sua empresa.
O que é plano de saúde PME?
As seguradoras de saúde oferecem diversas versões de planos de saúde empresariais. Estes possuem formatação e vantagens um pouco diferentes daquelas dos planos individuais. Desse modo, se tornam mais atrativos para as empresas que querem oferecer esse benefício aos seus funcionários.
Então, pensando em atender também às empresas de pequeno e médio porte, foi criado o plano de saúde PME.
Quais empresas são classificadas como PME?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica as organizações de acordo com o número de empregados.
Dessa forma, no comércio, as empresas são divididas conforme estas categorias:
- Até 9 empregados – microempresa.
- De 10 a 49 empregados – pequena empresa.
- De 50 a 99 empregados – média empresa.
- Mais de 100 empregados – grande empresa.
Já no setor industrial, a classificação muda um pouco:
- Até 19 empregados – microempresa.
- De 20 a 99 empregados – pequena empresa.
- De 100 a 499 empregados – média empresa.
- Mais de 500 empregados – grande empresa.
No Brasil, sete em cada dez empresas pertencem a Microempreendedores Individuais (MEIs), ou seja, cerca de 69,6% do total. Tal dado está no balanço do Ministério da Economia publicado no site InfoMoney.
Microempresas são aquelas que empregam, no máximo, uma pessoa e têm receita bruta anual de até R$ 81.000,00. Para atender também esse público, existe uma modalidade de plano de saúde MEI. Saiba mais aqui.
O plano de saúde PME vale a pena?
Quer saber por que o plano de saúde PME vale a pena? Reunimos algumas vantagens que a sua empresa terá ao contratar esse benefício.
Vantagem competitiva no mercado de trabalho
A Catho, plataforma de recrutamento e seleção, fez uma pesquisa entre candidatos do mercado de trabalho. Nela, apurou que o plano de saúde é o benefício mais importante para 74,6% dos respondentes. É seguido de participação de lucros e vale-alimentação, com 57,2% e 52,4%, respectivamente.
Além disso, as empresas desejam se posicionar como os “melhores lugares para trabalhar” e atrair os principais talentos. Para isso, tendem a oferecer um bom pacote de benefícios e mostrar que têm interesse em cuidar de funcionários e familiares.
Dedução no Imposto de Renda
Ao contratar um plano de saúde PME, as empresas podem incluir o montante investido na declaração do Imposto de Renda. Assim, fazem a dedução dos valores pagos, o que o torna muito vantajoso.
Caso o plano seja com coparticipação, os funcionários também podem deduzir os valores pagos por eles em suas declarações. Nesse contexto, todos os custos com plano de saúde precisam ser declarados na ficha de “Pagamentos Efetuados” – no código 26 do IR. Devem incluir, aliás, o CNPJ e o nome da operadora.
Possibilidade de coparticipação
A mensalidade com coparticipação é uma característica que nos leva a afirmar que o plano de saúde PME vale a pena. A empresa arca com a maior parte dos valores, e os funcionários contribuem conforme usam o plano. Isso torna o produto mais acessível para os colaboradores e bastante vantajoso para as empresas.
Carência zero
É bastante comum que os planos de saúde PME ofereçam carência zero. Ou seja, a partir da contratação, os funcionários já podem usufruir de todas as coberturas do plano. Isso significa que não precisam esperar o prazo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segue a tabela de carência da ANS para você conhecer os prazos estipulados para a maioria dos planos individuais:
Situação | Tempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde* |
Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis) | 24 horas |
Partos a termo, excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional | 300 dias |
Demais situações | 180 dias |
Quando contratar plano de saúde PME?
Agora você já sabe por que o plano de saúde PME vale a pena, certo? Nesse sentido, também conhece as vantagens de oferecer plano de saúde PME para seus funcionários. Assim, podemos dizer que você deve contratá-lo quando estiver seguro da melhor opção para sua empresa.
Para isso, conte com a Família Saúde. Temos parceria com os melhores planos disponíveis no mercado e oferecemos muita facilidade e praticidade na contratação do seu plano.
Para saber mais, continue acompanhando o nosso blog.