Plano de saúde empresarial vale a pena?
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil alcançou em 2021 o número recorde de beneficiários de planos de saúde desde 2016. São 48,4 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de 9,2% de novos usuários em comparação a julho de 2020.
Do total de beneficiários, 68% aderiram ao plano de saúde empresarial. Apenas 16% são oriundos da contratação individual/familiar. A dominância do plano de saúde empresarial em relação a outros tipos de contratação levanta um questionamento: vale mesmo a pena essa modalidade? Continue lendo este post para saber mais.
Tudo o que você precisa saber sobre plano de saúde empresarial
O plano de saúde empresarial tem algumas diferenças e vantagens em relação a outros tipos de contratação. A primeira delas é que esse tipo de plano só pode ser contratado por um CNPJ. A segunda, que deve incluir um alto número de beneficiários (que pode variar conforme as negociações com a sua operadora de saúde).
Outras vantagens do plano de saúde empresarial são:
Melhor custo-benefício
Você sabia que o plano de saúde empresarial chega a custar até 30% menos do que um plano individual para seus beneficiários? Isso porque a empresa faz uma negociação para abranger um número considerável de pessoas. Assim, os valores fixados em contrato tendem a ser bem menores e muito mais vantajosos.
Inclusão de dependentes
Muitas empresas que oferecem plano de saúde aos colaboradores também permitem que eles incluam seus dependentes (cônjuge e filhos). Essa inclusão fica por conta do colaborador, que arcará com a mensalidade integral dos dependentes. Mas ainda assim é bastante vantajoso, pois planos empresariais também costumam ser bem mais baratos que os convencionais nesses casos.
Flexibilidade na mensalidade
Atualmente, é bastante comum que as empresas contratem seu plano de saúde empresarial com a modalidade de coparticipação. Assim, os colaboradores arcam com uma mensalidade ainda menor. Quando usam de fato os serviços oferecidos pelo plano, pagam uma taxa equivalente a uma porcentagem do valor total.
Cobertura do plano
Basicamente, há quatro tipos de cobertura de plano de saúde: ambulatorial/assistencial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia e rede referência.
Dependendo da negociação, a empresa que oferece plano de saúde empresarial consegue uma cobertura bastante completa para seus colaboradores. Isso inclui cobertura hospitalar com obstetrícia e acomodação em apartamento.
Para você saber mais sobre como funcionam as coberturas dos planos de saúde, confira este post.
Carência zero
Quando você contrata um plano de saúde individual/familiar, dispõe das seguintes carências:
- 24 horas para casos de urgência (exemplo: acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e de emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis).
- 300 dias para partos a termo, ou seja, não inclui partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional.
- 24 meses para doenças e lesões preexistentes.
- 180 dias para demais situações ‒ consultas, exames, internações e cirurgias.
Os prazos acima são o limite máximo estipulado pela ANS e variam de acordo com o tipo de plano contratado. Contudo, na maioria das vezes, as empresas conseguem fechar um contrato com carência zero. Isso significa que, a partir da data de adesão, todos os seus colaboradores poderão usufruir a qualquer momento dos serviços oferecidos.
Dedução de impostos
As empresas que oferecem plano de saúde empresarial aos seus colaboradores podem utilizar os incentivos fiscais para reduzir os impostos. Além disso, o colaborador também pode deduzir gastos do Imposto de Renda para que a restituição seja mais vantajosa.
Essa é uma vantagem que em longo prazo compensa muito. As empresas conseguem economizar muito dinheiro que simplesmente seria gasto em tributos sem retorno para a organização.
Reputação no mercado de trabalho
Quando as empresas investem em seus colaboradores, elas ganham uma ótima reputação no mercado de trabalho. Tornam-se disputadas entre os melhores candidatos, ou seja, entre aqueles mais qualificados.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Catho afirma: para mais de 70% dos candidatos, o plano de saúde é um fator-chave para aceitar a proposta de uma empresa. Logo, empresas que oferecem bons planos de saúde a seus funcionários certamente conseguem atrair os melhores profissionais.
O plano de saúde empresarial é um tipo de contratação muito vantajoso para todos os envolvidos. As empresas podem economizar bastante dinheiro em impostos ao oferecer esse benefício. Os colaboradores conseguem ter acesso a um plano de saúde muito completo pagando bem menos que o convencional. Continue acompanhando o nosso blog para saber mais.