Atualmente, muito se tem falado sobre a campanha Novembro Azul. O objetivo é incentivar os homens a cuidar da saúde – em especial, conscientizá-los a respeito da prevenção do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens brasileiros. A incidência aumenta com o avançar da idade: a cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos.
A mortalidade pela doença é considerada alta, pois acontece em cerca de 28% dos pacientes acometidos pelas neoplasias malignas (ou seja, quando o tumor cresce desenfreadamente). Para termos uma ideia do problema, a cada 38 minutos um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata.
Novembro Azul: a luta contra o câncer de próstata
A próstata é uma glândula pequena do sistema genital masculino. Fica localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. Nem todo mundo tem conhecimento a respeito do papel desse órgão no corpo do homem. Entretanto, é ele o responsável por produzir um fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.
Muitos homens podem apresentar tumores benignos na região da próstata. Esses tumores permanecem quase do mesmo tamanho ao longo da vida e não apresentam riscos à saúde. Contudo, alguns deles podem se desenvolver rapidamente e se espalhar para outros órgãos, levando à morte do paciente.
O diagnóstico precoce é essencial para salvar vidas. Apesar disso, mundialmente, os homens não têm o hábito de realizar exames com a frequência ideal. Por esse motivo, o movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália. A intenção era chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Fatores de risco para o câncer de próstata
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata: 75% dos casos no mundo ocorrem depois dos 65 anos. Contudo, a partir dos 40 anos, é preciso que os homens comecem a fazer o acompanhamento – especialmente se já tiveram casos na família, pois a chance de desenvolver a doença é maior.
Além da idade e das questões genéticas, hábitos alimentares, sedentarismo e vícios também podem aumentar o risco. Há casos também relacionados à exposição a agentes presentes no ambiente de trabalho. Para o câncer de próstata, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) lista os seguintes:
- Arsênico e seus compostos.
- Ocupação na produção da borracha.
- Cádmio e seus compostos.
- Radiação (raios X e gama).
Sintomas do câncer de próstata
Fase inicial: o câncer de próstata ainda é muito pequeno e tem evolução silenciosa.
Fase intermediária: dificuldade para urinar; maior necessidade de urinar ao longo do dia. Fase avançada: sangramento na urina; dor óssea; infecção generalizada; insuficiência renal.
Como realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata?
Com a ampliação da expectativa de vida da população, houve também o aumento de casos de câncer de próstata pelo mundo. Para isso foi criada, então, a campanha Novembro Azul. Com o apoio das iniciativas pública e privada, cada vez mais pessoas têm acesso às informações a respeito da doença. Assim, mais homens têm buscado ajuda médica no estágio inicial.
Somando-se a essa conscientização do Novembro Azul, a medicina conseguiu avançar bastante e melhorou os métodos diagnósticos. Isso tem colaborado também para a detecção da doença em seu estágio inicial. Em homens que apresentam sintoma e/ou se enquadram no grupo de risco, o diagnóstico precoce pode ser feito por meio de exames:
- clínicos;
- laboratoriais;
- endoscópicos;
- radiológicos.
Nesse caso, os exames mais comuns são o de sangue – para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) – e o toque retal.
É fato que a sociedade evoluiu e o acesso à informação se democratizou. Mas dados mostram que mulheres ainda cuidam muito mais da própria saúde, especialmente de forma preventiva, do que homens. Contudo, a campanha “Novembro Azul” está aí para encorajar o sexo masculino a também priorizar seu bem-estar. Desse modo, aumentam as chances de ter uma vida mais longa e com qualidade.
Por isso, se você gostou deste conteúdo sobre o Novembro Azul, não deixe de compartilhar com os homens da sua família. Continue acompanhando o nosso blog para mais informações.