Como funcionam os planos odontológicos? Conheça as opções da Família Saúde
Quem já teve algum problema de saúde nos dentes ou nas gengivas sabe o quanto é doloroso. Além disso, o tratamento ainda pode custar caro. Mas você sabe como manter a sua saúde bucal sempre em dia e evitar que imprevistos aconteçam?
Uma das principais precauções é ir ao dentista pelo menos duas vezes por ano. E é por isso que os planos odontológicos têm se popularizado e conquistado a confiança das pessoas.
Você, por acaso, sabe pouco sobre essa modalidade de plano? Já havia pensado em contratá-lo? Trouxemos neste post todas as informações que você precisa ter antes de tomar sua decisão.
O que são planos odontológicos?
Os planos odontológicos, uma modalidade dos planos de saúde, oferecem aos beneficiários tratamentos odontológicos em clínicas especializadas. Assim como os planos de saúde, os odontológicos também têm faixas de cobertura. Essas faixas vão das mais básicas até os tratamentos estéticos voltados para a odontologia. Claro, é bom ter em mente que isso varia bastante de acordo com o plano contratado.
Como funcionam os planos odontológicos?
Ao contratar o seu plano odontológico, você deverá avaliar as suas necessidades e os seus objetivos com essa aquisição. Isso é bastante importante para determinar se contratará uma cobertura mais básica ou mais ampla.
Também é fundamental saber que existe carência para esse tipo de plano:
- 24h para consultas e emergências.
- 180 dias para outros serviços.
Contudo, dependendo da negociação, o seu plano pode ficar com carência zero.
Que tipos de cobertura os planos odontológicos oferecem?
Hoje em dia, há diversos tipos de planos disponíveis, com coberturas diferenciadas. Mas, de modo geral, as coberturas dos planos odontológicos são:
Geral – Individual ou Familiar
Nesse tipo de plano, a cobertura inclui:
- consultas e profilaxia (limpezas periódicas, radiografias, sondagem periodontal, prevenção com o uso de flúor e outros tipos de serviço realizados durante as consultas com o dentista);
- atendimento nos casos de urgência (dor de dente forte, mordida ou trauma nos lábios, dor na gengiva, descolamento de coroa, fratura e perda de dentes e trauma na região da boca);
- tratamento de canal (geralmente empregado em casos de fratura dentária ou cárie profunda);
- cirurgia e radiografias;
- extração de dentes (inclusive do siso);
- restaurações (processo que consiste na reconstrução de um dente danificado – seja por cárie, seja por algum tipo de trauma ou fratura);
- odontopediatria (prevenção e tratamento dentário em crianças e adolescentes).
Ortodôntico
Há, ainda, a possibilidade de você contratar um plano odontológico com cobertura para tratamento ortodôntico, isto é, colocação de aparelhos. Nesse caso, além dos serviços citados acima, sem custo adicional, você terá direito a:
- documentação e radiografias ortodônticas;
- colocação do aparelho;
- manutenção mensal do aparelho.
Integral
Algumas seguradoras oferecem também a opção de plano odontológico com cobertura para a colocação de implantes e próteses. Nesse caso, o beneficiário do plano terá direito a fazer:
- documentação inicial para implantes;
- cirurgia guiada para a colocação do pino;
- instalação da prótese.
Como contratar o melhor plano odontológico?
Algumas empresas têm oferecido aos seus funcionários planos odontológicos empresariais junto ao plano de saúde. Mas isso ainda não é tão comum – ou, muitas vezes, o plano oferecido é muito básico e não atende as necessidades do colaborador.
Logo, contratar um plano odontológico por conta própria está cada vez mais fácil e menos burocrático. Com a plataforma Família Saúde, por exemplo, você faz isso em instantes pela internet, sem precisar de corretor de saúde.
Inclusive, na própria plataforma, você encontra os melhores parceiros da área. Estes oferecem planos odontológicos completos e com um preço muito justo. Acesse o site e confira.
Para contratar um dos nossos planos, é muito simples:
1 – Clique em “começar agora”.
2 – Informe a sua necessidade.
3 – Escolha um dos nossos parceiros.
4 – Você será direcionado para o site do parceiro escolhido.
5 – Selecione o plano ideal para você e/ou para sua família.
6 – Faça o seu cadastro para contratar.
O custo-benefício de contratar um plano odontológico é muito bacana. Esse produto ajudará a cuidar da sua saúde bucal e da saúde da sua família com muito mais assiduidade. Por isso, vale muito a pena investir nele. Pense nisso!
Para mais dicas como essas, continue acompanhando o nosso blog.