Ao pesquisar produtos de saúde, você precisa conhecer muito bem cada tipo de cobertura do plano de saúde. A Agência Nacional de Saúde (ANS) é o órgão responsável por controlar, fiscalizar e normatizar as atividades relacionadas à Assistência Privada à Saúde. Por isso, em 1999, criou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
O rol, basicamente, é uma lista de procedimentos obrigatórios que os planos precisam cobrir conforme a modalidade contratada:
- ambulatorial;
- hospitalar com ou sem obstetrícia;
- referência;
- odontológico.
O que isso significa? Caso você tenha contratado um plano hospitalar sem obstetrícia, por exemplo, não terá direito a realizar seu parto pelo plano. Saiba mais.
Entenda cada tipo cobertura do plano de saúde
Você precisará tomar várias decisões ao contratar um plano de saúde. Uma das principais diz respeito a qual tipo de assistência você gostaria de ter ao acionar o seu plano. É preciso saber também que essa escolha impacta diretamente no custo mensal do investimento. Mas, em longo prazo, esse valor investido pode compensar (e muito).
Ambulatorial
A cobertura ambulatorial é a mais básica de todas, mas garante uma boa assistência médica. Essa cobertura do plano de saúde contempla consultas, exames e procedimentos ambulatoriais. Porém, não permite internações por mais de 12 horas.
E nos casos em que o paciente precise ser internado por um tempo maior que esse? Ele precisará dispor dos próprios recursos ou deverá ser transferido para um hospital público.
Hospitalar
Além de procedimentos e consultas de rotina, a cobertura hospitalar garante ao paciente a possibilidade de internação – em enfermaria ou quarto, ou até mesmo em UTIs. Há ainda o acesso a exames complementares, transfusões e sessões de quimioterapia e radioterapia.
Hospitalar com obstetrícia
Poucas pessoas sabem, mas o direito à realização do parto por meio do plano de saúde está atrelado à cobertura obstetrícia. Essa cobertura do plano de saúde garante, ainda, assistência ao recém-nascido. Independentemente de ser filho natural ou adotivo, receberá a assistência durante os 30 dias após o parto.
Referência
O plano de saúde com cobertura referência é o mais completo de todos. Compreende todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e os atendimentos de urgência e de emergência.
Odontológico
Os planos odontológicos geralmente são contratados à parte. Garantem a cobertura de consultas e exames auxiliares ou complementares solicitados pelo dentista, além de procedimentos preventivos, de dentística e endodontia.
Não há tantas variações de cobertura existentes no plano de saúde. Mas há a possibilidade de combinar as diferentes categorias para ter acesso a um serviço mais robusto e completo.
Aproveite para ler o nosso post: Planos de saúde para empresas são mais baratos?
Carência dos planos de saúde
A carência é o tempo que você precisará aguardar para poder usufruir de tal procedimento pelo plano de saúde.
A ANS estipulou os prazos máximos que as operadoras de saúde podem exigir de seus clientes. Por isso, é bom ficar atento a essas informações no contrato do seu plano (antes de assiná-lo, é claro). São eles:
- 24 horas: Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, e emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis.
- 24 meses: Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir).
- 300 dias: Partos a termo, excluídos os partos prematuros.
- 180 dias: Demais situações.
Apesar de esses prazos parecem longos, lembre-se: eles são o teto máximo determinado pela ANS. Por isso, vale a pena negociar alguma condição especial durante a contratação do seu plano.
Dica de ouro para escolher seu plano de saúde
Não é o tipo de cobertura do plano de saúde que vai definir a qualidade dos serviços oferecidos. Isso vai determinar apenas os tipos de serviço de que você vai usufruir. Afinal, uma mesma operadora trabalha com todos esses tipos de cobertura.
E qual é a dica para garantir que você está contratando o melhor plano para sua família, seja ele ambulatorial, seja referência? Analisar a rede credenciada do plano. É a rede credenciada que determinará a quais clínicas, hospitais e laboratórios você terá acesso. E, acredite, isso pode fazer toda a diferença.
Por isso, avalie todos os prós e os contras. Leve em consideração quais fatores são mais importantes para você e melhor atendem sua necessidade. E, se tiver qualquer dúvida sobre a cobertura do plano de saúde, fale com a Família Saúde.