Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto cuidar da saúde corporal e mental. Ao contrário do que muita gente pensa, visitar o ortodontista periodicamente deve começar desde cedo – de preferência ainda na primeira infância.
O que é a odontopediatria?
A odontopediatria é a área da odontologia destinada aos cuidados com a saúde bucal das crianças. O ortodontista/dentista especializado nessa área atende desde bebês a adolescentes e conhece muito bem a anatomia e fisionomia dos pequenos.
Além disso, desenvolve técnicas para lidar bem com as crianças. Desse modo, as consultas não se tornam algo “traumático” para elas.
Por que levar seu filho ao dentista ou ortodontista?
Antes mesmo de o seu bebê começar a desenvolver a dentição, você já precisa adotar alguns hábitos de higiene bucal. Estes vão garantir uma boa saúde bucal para seu filho.
Seguindo essa mesma linha de pensamento, você deve levar seu filho ao ortodontista/dentista desde cedo. O profissional acompanhará a saúde bucal e identificará problemas com a mordida ou problemas de desalinhamentos nos dentes.
Importância da avaliação odontológica na primeira infância
A avaliação odontológica ainda na primeira infância é muito importante. O ortodontista poderá constatar o quanto antes problemas bucais que podem ser tratados antes de se agravarem.
Esse acompanhamento também é importante para que os pais aprendam a cuidar bem da saúde bucal de seus filhos. E os pequenos, por sua vez, também vão criando bons hábitos. Essa rotina é bastante importante para prevenir cáries e outros problemas bucais comuns.
Quais são os riscos de negligenciar o tratamento ortodôntico em crianças?
As crianças não conseguem explicar tão claramente quando sentem algum incômodo ou dificuldade para realizar uma tarefa cotidiana. Por isso, é importante levá-las desde cedo ao ortodontista. Ele verificará qualquer problema que esteja atrapalhando a saúde bucal dos pequenos.
Dentes desalinhados
Quando os pais não se preocupam em cuidar da saúde bucal dos filhos na infância, podem acabar postergando certos problemas. Em muitas situações, estes poderiam ser tratados precocemente, como é o caso dos dentes desalinhados.
Essa condição é supercomum e costuma ser causada por:
- fatores genéticos;
- tamanho dos dentes;
- hábitos de sucção (mamadeira, chupeta ou dedo);
- traumas dentários, entre outros.
Mordida inadequada
A mordida inadequada, ou má oclusão, é um problema na posição dos dentes ou da mandíbula. Isso pode levar a problemas na fala, na mastigação e na respiração.
A mordida inadequada geralmente é causada por problemas genéticos. Mas também pode ocorrer devido ao uso prolongado de chupetas e mamadeiras, pela perda precoce de dentes, entre outros fatores.
Tensão da mandíbula
A tensão da mandíbula costuma causar:
- dor na mandíbula;
- dificuldade para abrir a boca completamente;
- dor de cabeça;
- dor de ouvido.
Geralmente, ocorre por questões genéticas ou até mesmo por condições emocionais, como o bruxismo. Também surge por questões disfuncionais, como a ATM. A má oclusão também é um dos fatores que costumam causar tensão da mandíbula em crianças.
Como prevenir problemas ortodônticos na infância?
Para prevenir problemas ortodônticos na infância, é importante que você adote algumas medidas importantes:
- Não negligenciar a higiene bucal da criança. Assim como os adultos, as crianças também devem escovar os dentes depois das refeições e usar fio dental (com a ajuda de um adulto, é claro).
- Levar seu filho regularmente ao dentista para acompanhamento, realização de exames e limpeza dos dentes.
- Cuidar para que seu filho tenha uma alimentação equilibrada. Esta precisa ser rica em nutrientes e vitaminas, que vão ajudar no fortalecimento dos dentes. Evite que a criança consuma alimentos ricos em açúcares.
- Você também vai precisar limitar hábitos prejudiciais para a saúde bucal da criança, quando prolongados. É o caso de chupetas, mamadeiras e do próprio dedo.
Quando devo levar a criança ao ortodontista?
A recomendação é que você leve seu filho ainda bebê para a primeira consulta com o ortodontista. Nessa ocasião, o profissional fará a recomendação de quando deverá voltar ao consultório.
Mas, quando as crianças estão com os dentes de leite formados, é importante que o dentista acompanhe com maior periodicidade. Isso previne diversos problemas na saúde bucal da criança.
Em alguns casos mais específicos, pode ser que a visita ao ortodontista seja ainda mais regular. Isso acontece quando a criança apresenta algum problema na mordida, na mandíbula, na respiração ou até mesmo para engolir alimentos.
Leia mais: Como funcionam os planos odontológicos.
Quer saber mais sobre planos odontológicos? Continue acompanhando o nosso blog.