Ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo do brasileiro. Esse é um dos principais dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde Suplementar em parceria com o Ibope. Por isso, muitas pessoas levam esse benefício em consideração quando estão à procura de um novo emprego.
Além disso, pequenas e médias companhias são as que mais geram empregos CLT no Brasil. De acordo com o Sebrae, elas somam 54% dos empregos formais do país. Logo, a procura pelo plano de saúde PME têm crescido no setor como forma de retenção de talentos.
Entenda o que é o plano de saúde PME
Os planos de saúde PME são aqueles voltados para empresas de pequeno e médio porte. Ou seja, aquelas que empregam entre 2 e 99 vidas. A partir de 100 pessoas, a empresa já se enquadra nos planos de saúde empresariais.
Os planos de saúde PME também devem seguir as normas estipuladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essas normas visam a garantir que os contratantes tenham cobertura para atendimentos em clínicas, hospitais e laboratórios, conforme o rol de procedimentos.
Como escolher um plano de saúde PME?
Perfil dos colaboradores
Ao escolher um plano de saúde PME, você deverá levar em conta o perfil dos seus colaboradores. Isso ajudará a determinar que características precisam ser incluídas no plano. Por isso, considere:
- a faixa etária dos seus colaboradores;
- o estado civil;
- se possuem dependentes;
- se costumam viajar a trabalho.
Tipo de cobertura
O tipo de acomodação é fator determinante na escolha do plano PME. Ele definirá se seus colaboradores, além de acesso a consultas e exames, terão assistência ambulatorial ou hospitalar em emergências.
Abrangência do plano e rede credenciada
O plano PME pode ter abrangência nacional ou regional, e isso influencia no valor da mensalidade. Caso você tenha colaboradores que costumam viajar a trabalho, recomendamos que opte pela abrangência nacional.
Já a rede credenciada é o que vai determinar quais hospitais, clínicas e laboratórios estarão incluídos no seu atendimento.
Carência do plano
Todo plano de saúde tem carência, como sabemos. Mas, em negociações para pessoas jurídicas, é comum que a carência seja abonada devido ao número de beneficiários.
Mesmo assim, é importante conhecer as normas da ANS sobre a carência para os planos de saúde PME (com até 30 colaboradores). De acordo com a agência, fica estipulada carência de:
- 300 dias para partos;
- 180 dias para procedimentos terapêuticos, exames complexos, cirurgias e internações;
- 30 dias para consultas e exames básicos;
- 24 horas para urgências e emergências.
Coparticipação em plano de saúde
A coparticipação em plano de saúde é uma prática muito comum nos planos de saúde PME. Nessa modalidade, os beneficiários arcam com uma parte do valor desembolsado pela empresa de acordo com seu “consumo” naquele período.
Essa é uma opção vantajosa para ambas as partes. O beneficiário paga um valor muito inferior à mensalidade dos planos individuais, e as empresas mantêm o benefício sem dificuldades.
Quais são as vantagens do plano de saúde PME?
Oferecer plano de saúde aos seus colaboradores traz muitas vantagens para o seu negócio. Você sabia que, por meio desse benefício, sua empresa consegue abater impostos? Isso mesmo!
Ao contrário de outros custos, não existe um teto para a dedução de despesas com saúde no Imposto de Renda. Isso significa que sua empresa pode declarar todos os gastos que teve com o plano de saúde. Basta que você consiga comprová-los.
Além dessa vantagem, há outros benefícios para empresas que oferecem um bom plano de saúde e incentivam cuidados periódicos:
- Conseguem uma redução considerável na taxa de afastamentos, faltas e turnover.
- Há também uma diminuição dos problemas de saúde das equipes, pois exames e consultas periódicas estão sempre em dia.
- Os colaboradores ficam muito mais satisfeitos e tendem a ser mais produtivos e felizes no ambiente de trabalho.
- Funcionários satisfeitos e felizes contribuem para um bom clima organizacional.
- A empresa fica bem-vista no mercado de trabalho, o que ajuda bastante para captação e retenção de talentos.
Quer saber tudo sobre os diferentes tipos de plano de saúde? Não deixe de acompanhar o nosso blog.