Você sabe o que é atender por telemedicina? Segundo o departamento de telemedicina da USP, a primeira experiência nessa área aconteceu em 1967, nos Estados Unidos. O Hospital Geral de Massachusetts fez uma operação em conjunto com o Aeroporto de Boston para atender qualquer emergência no aeroporto.
Nessa operação, o hospital receberia informações básicas de quem tivesse um problema grave no aeroporto e precisasse ser levado de ambulância. A partir dessa experiência, outros testes foram realizados isoladamente, mas só na década de 1990 esse movimento começou a ganhar força.
Mas o que seria atender por telemedicina, afinal? É o que vamos abordar neste texto.
Entenda a telemedicina
No portal Telemedicina, encontramos a seguinte definição:
“A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional”.
Outra definição interessante vem da Organização Mundial da Saúde (OMS):
“Telemedicina é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico. Tais serviços são providos por profissionais da área de saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de provedores de cuidados com a saúde, assim como para fins de pesquisa e avaliações. O objetivo primeiro é melhorar a saúde das pessoas e de suas comunidades”.
Agora você já sabe o que abrange o conceito de “telemedicina”. O próximo passo, então, consiste em entender o que é atender por telemedicina. Isso porque o fator humano se faz muito necessário na relação entre profissional da saúde e paciente.
O que é atender por telemedicina?
A telemedicina já é bastante utilizada em países como Estados Unidos, Canadá, Israel e países da Europa. Aqui no Brasil, essa modalidade foi autorizada no início da pandemia. Na Resolução 2.314/2022, o Conselho Federal de Medicina permite o atendimento remoto para diversos casos além do tratamento da covid-19.
Para ser considerada legal, o conceito de “o que é atender por telemedicina” precisa seguir estes padrões:
Tipos de atendimento disponíveis
Ao compreender o que é atender por telemedicina e optar por ela, você vai se deparar com diversos serviços disponíveis:
- Teleconsulta: é a consulta realizada remotamente entre médico e paciente, por meio de uma plataforma digital.
- Teleinterconsulta: é a colaboração/consulta entre médicos com o objetivo oferecer suporte e precisão no diagnóstico ou no tratamento.
- Telediagnóstico: consiste na emissão de laudo e na análise de exames por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet.
- Telecirurgia: corresponde a operações feitas com o suporte de um robô controlado a distância pelo cirurgião. Esse tipo de operação é realizado em hospital, mas sem a presença física do especialista.
- Telemonitoramento: avaliação clínica ou aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes.
- Teletriagem: avaliação remota da condição clínica do paciente, com o objetivo de encaminhá-lo ao serviço de saúde ou ao especialista adequado.
É importante se familiarizar com esses termos para dar os próximos passos na plataforma escolhida para a realização da consulta.
Plataforma para a realização da consulta
Falando em plataforma, todos os atendimentos da telemedicina devem ser realizados via aplicativo ou site da sua seguradora de saúde. Essa medida visa a garantir a segurança dos pacientes.
Aliás, isso está disposto na regulamentação do CFM. Qualquer sistema utilizado nos atendimentos por telemedicina deve cumprir os requisitos do nível de garantia de segurança 2 (NGS2). Esses requisitos estão estabelecidos no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde.
É importante ressaltar que o atendimento via telefone, WhatsApp ou videoconferência fora das plataformas oficiais não é autorizado. O mesmo se pode dizer de qualquer troca de informações, envio de laudos etc.
Colaboração mútua entre profissional da saúde e paciente durante a consulta
Para saber o que é atender por telemedicina e alcançar esse objetivo, paciente e profissional da saúde devem adotar algumas condutas:
- Respeito e cordialidade.
- Comunicação clara e objetiva.
- Pontualidade.
- Envio de exames anteriores para acompanhamento da saúde do paciente.
- Informações verídicas.
Quanto maior a transparência e mais clara e objetiva a comunicação, melhor será a experiência com a telemedicina.
Pós-atendimento
O pós-atendimento também é parte primordial da telemedicina. Portanto, ao finalizar o atendimento on-line, o médico precisa deixar muito claro para o paciente:
- quais são as etapas seguintes;
- onde ele pode acessar o pedido para a realização de exames, entre outras informações;
- como ele pode esclarecer qualquer dúvida – o serviço de telemedicina deve estar disponível para atendê-lo e dar orientações.
Entendeu o que é atender por telemedicina? Você já realizou alguma consulta nesse formato? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre o assunto.