Todo brasileiro tem direito a usufruir de serviços gratuitos do Sistema Único de Saúde (SUS) – como vacinação, consultas e exames periódicos, transplantes, medicamentos etc. Mesmo assim, a procura por plano de saúde individual vem crescendo a cada ano.
Vejamos a entrevista do professor Rubens Beçak, da Faculdade de Direito da USP, para a Rádio USP. Ele enfatiza: “os municípios, ao administrar a saúde, trabalham com orçamentos limitados e não conseguem atender às expectativas e necessidades daqueles que procuram melhorias nesses serviços”.
Beçak também diz que “não são todos os tratamentos e possibilidades de atendimento que o cidadão tem à disposição, existem distâncias entre o que se pretende e o que o estado oferece”.
Dados da ANS mostram que o número de beneficiários de planos de assistência médica no Brasil está em torno de 47 milhões. Isso representa 24,25% da população brasileira. Com o início da pandemia, houve um aumento de mais de 100 mil novos beneficiários de fevereiro para março de 2020.
Você ainda não tem acesso a serviços privados de saúde? Saiba por que o plano de saúde individual pode ser a opção ideal para você.
Entenda o que é o plano de saúde individual
O plano de saúde individual é para pessoas que desejam ter acesso a serviços de saúde sob medida para suas necessidades. Porém, dispensam a intermediação de uma empresa ou de uma associação para a contratação. Assim, o contrato é assinado diretamente pelo beneficiário.
Ao contratar um plano de saúde, você tem a opção de escolher a modalidade individual ou a familiar. Neste último caso, é possível colocar outras pessoas da sua família no plano (o que geralmente compensa bastante). O que realmente vai influenciar no valor final do seu plano são os tipos de serviço que você deseja.
Acomodação enfermaria ou apartamento
Ao contratar um plano de saúde individual, você precisará optar pelo tipo de acomodação que prefere: enfermaria ou apartamento.
Isso significa que, ao ficar internado:
- na acomodação enfermaria, você dividirá o quarto com outra pessoa e também terá regras de horários para visitantes e acompanhantes;
- na acomodação apartamento, você terá um quarto só seu e poderá receber acompanhante ou visitas em tempo integral.
Carência do plano individual
Todos os planos de saúde oferecem carência para certos procedimentos, respeitando o tempo estipulado pela ANS:
- 24 horas para: 1) casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional; e 2) casos de emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis.
- 300 dias para partos a termo, excluídos os partos prematuros.
- 24 meses para doenças e lesões preexistentes (aquelas que, quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia que tinha).
- 180 dias para demais situações.
Mas há a opção de você pagar um valor diferenciado caso queira contratar um plano de saúde sem carência.
Abrangência
Outra decisão que você deverá tomar ao contratar um plano de saúde individual será a respeito da abrangência. Ou seja, seu plano terá cobertura em todo o território nacional ou apenas na região onde você mora?
A recomendação é que você opte por um plano de abrangência nacional. Se estiver viajando para outro estado e precisar de atendimento médico? Então contará com o seu plano de saúde para ser atendido na rede privada local.
Rede credenciada
A rede credenciada é outro fator importante a ser considerado na contratação do plano de saúde individual. É ela que garante atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios de qualidade. Contudo, pouca gente pensa nisso antes de efetivar a contratação do plano.
Reajuste do plano de saúde individual
Uma das vantagens de se contratar um plano de saúde individual é a seguinte: o percentual máximo de reajuste anual que pode ser aplicado pelas operadoras é definido pela ANS. Para o período de maio de 2020 a abril de 2021, por exemplo, o índice estabelecido foi de 8,14%. Já os planos empresariais não precisam seguir esse teto estipulado.
Outro fator importante é que o reajuste do plano também pode acontecer por faixa etária. Assim, sempre que você sair de um grupo de idade, o valor do seu plano sofrerá uma alteração. Saiba mais sobre os reajustes do plano de saúde por idade aqui.
Como contratar um plano de saúde individual?
Com a plataforma da Família Saúde, contratar um plano de saúde individual se tornou algo muito simples e prático. Basta informar seu CEP e sua idade que apresentaremos diversas opções para você escolher conforme suas expectativas e necessidades.
Acesse o nosso site para ver o passo a passo completo.